A Asus confirmou que o tablet Transformer Prime tem problemas no GPS, e para resolver a falha, a empresa vai distribuir este dongle até o final de julho. Ele se encaixa na entrada para o dock/teclado e é meio estranho – mas ei, é de graça!

Rumores diziam que o kit de extensão GPS seria um pequeno acessório que ficaria nivelado com o corpo do tablet, mas obviamente este não é o caso. De um jeito ou de outro, é bom ver o esforço da Asus. Quem comprou o Prime pode seguir as instruções desta página para receber o dongle: basta se cadastrar, incluir os dados do seu Prime e pedir o dongle. (Como o Prime ainda não está à venda oficialmente no Brasil, imaginamos que a Asus não entregue aqui.)

Para resolver o problema do GPS, a Asus vem soltando atualizações para o Prime desde dezembro, sem sucesso. O problema é de hardware: o Prime tem uma traseira completamente de alumínio, que atenua o sinal do GPS; e não tem uma faixa RF na traseira para ampliar a recepção de sinal.

Uma das soluções é o dongle; a outra é o novo tablet Transformer Pad Infinity, semelhante ao Prime porém com tela de 1920 x 1200 pixels e uma faixa de plástico na parte traseira. Ele pode chegar à Europa em junho, na versão Wi-Fi de 64GB, por €599. [Asus via The Verge]

Foto por Land of Droid