Você não precisa ficar esperando feito uma pessoa normal para o lançamento da atualização Windows 10 para Criadores. Ela está disponível para baixar agora, se você participa do Windows Insider. Ele permite que você teste antecipadamente versões beta do sistema operacional de graça, se você não ligar para algum problema ocasional, e eis o que você precisa fazer para se inscrever.

• 18 formas de deixar suas contas online mais seguras
• As melhores extensões para proteger a sua conta do Gmail

Não existem exigências específicas para ser um Windows Insider, e não há nada a pagar. É para qualquer um que queira receber as mais recentes funções do Windows primeiro, mas você precisa estar preparado para lidar com um problema ou outro. Você pode deixar o programa quando quiser.

A Microsoft não recomenda rodar software beta no seu computador principal, então você faz isso por sua conta e risco. Você também precisa ter uma conta Microsoft adequada configurada em seu computador (com um endereço de email Microsoft incluído), em vez de uma conta local.

ur3ug4n6buqliqfh5qy1

 

Abra o aplicativo Configurações no Windows 10, selecione Atualização e segurança e então clique no cabeçalho do Windows Insider que deve aparecer magicamente. Clique no botão Ponto de Partida, e o Windows te levará através de várias mensagens de aviso antes de lhe pedir para reiniciar seu computador.

A essa altura, já está tudo pronto — as compilações do Insider Preview serão lançadas no computador automaticamente, embora possa levar algum tempo para a primeira aparecer. Se você voltar para a entrada do Windows Insider Program, em Atualização e segurança, no aplicativo de Configurações, você verá que você pode escolher seu “nível Insider”, que essencialmente define o quão rapidamente você quer receber compilações inacabadas na sua máquina.

axi4d5uv3czkavv1g6vz

A opção rápida é onde as atualizações de ponta aparecem. Essas compilações são também as mais prováveis de conterem problemas. A opção lenta é a mais segura, com atualizações que já receberam algumas atualizações de estabilidade e checagens antes de ser lançadas. A terceira opção, de prévia de lançamento, instala atualizações prévias a aplicativos Microsoft na Windows Store, então você não vai receber nenhum dos brindes das versões a caminho do Windows 10.

Outra opção é baixar as ISOs diretamente da Microsoft, se você se sentir confortável em instalar uma versão novinha do Windows 10 em um disco rígido vazio. Como o Neowin aponta, as versões disponíveis agora provavelmente são as “versões para fabricação”, próximas do lançamento final, então você já pode começar a brincar com o Paint 3D, com o Beam para a transmissão de jogos, com as mensagens rápidas e tudo o mais que está incluído.

Para sair do Insider Program, você precisa clicar em Parar as compilações do Insider Preview, na página de Configurações. Dependendo de quantos patches vocês instalou e de onde você está no ciclo de atualização, o Windows pode retorná-lo a uma versão estável, mas você pode precisar fazer uma instalação nova desde o início.