O Banco Central regulamentou o pagamento via celular e isso pode dar um grande impulso para a popularização do modelo aqui no Brasil.

De acordo com a Folha, o Conselho Monetário Nacional aprovou hoje a regulamentação não só do pagamento via telefone celular, mas também cartões pré-pagos e moedeiros virtuais.

Os moedeiros virtuais são como cofrinhos online – serviços que permitem guardar valores para o realização de saques e pagamentos pela internet. Serviços considerados “moedeiros virtuais” incluem PayPal e Pagseguro. Já em relação aos cartões pré-pagos, o BC autorizou o modelo em que você pode comprar um cartão, depositar uma quantia que deseja gastar, e usá-lo até acabar o dinheiro dentro dele.

Mas o mais importante talvez seja o sistema de pagamento por celular. Com ele, você poderá vincular seu número de telefone a uma conta de pagamento – assim, com seu número de telefone você pode pagar contas ou transferir dinheiro para outras pessoas. A partir de agora devemos ver mais esforços por parte de empresas de telefonia – em parceria com grandes bancos – para incentivar o uso do celular para efetuar pagamentos.

As empresas interessadas nas áreas precisarão passar informações ao BC e terão 180 dias para se adaptar às regras – e, aí sim, poderão lançar serviços para clientes. [Folha]