_Internacional

Agora os documentos vazados por Edward Snowden estão armazenados em um banco de dados público

A União Americana pelas Liberdades (ACLU, na sigla em inglês), ONG dos EUA defensora de direitos e liberdades individuais, lançou um banco de dados com todos os documentos da NSA vazados por Edward Snowden em junho do ano passado. Agora qualquer um pode acessar os documentos que eram secretos, mas, como a organização defende, não […]

A União Americana pelas Liberdades (ACLU, na sigla em inglês), ONG dos EUA defensora de direitos e liberdades individuais, lançou um banco de dados com todos os documentos da NSA vazados por Edward Snowden em junho do ano passado.

Agora qualquer um pode acessar os documentos que eram secretos, mas, como a organização defende, não deveriam ser. Você pode entrar no banco de dados e buscar por qualquer coisa. São mais de 200 documentos, quase 30 anos documentados (o mais antigo data de 1986), e a busca vale para os textos – e não apenas o nome dos documentos.

Entre os documentos, podemos encontrar algumas informações como ordens secretas do Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira dos EUA e algumas coisas menores, como memorandos do antigo procurador-geral dos EUA, John Ashcroft.

A ACLU promete atualizar o banco de dados com novos documentos que venham a ser vazados no futuro – mas, para agora, defensores da liberdade e privacidade já tem muita coisa para vasculhar. [ACLU]

Sair da versão mobile