Quem anda de bicicleta sabe: é muito fácil que pedestres e motoristas não vejam você até que seja tarde demais para evitar uma colisão. É um problema que a Blaze Laserlight quer resolver, projetando um sinal de alerta a 5-6 metros do ciclista, para que outras pessoas na estrada saibam que você está chegando – e tenham tempo para reagir.

O gadget à prova d’água projeta um símbolo fácil de interpretar – um ciclista andando de bicicleta – através de um feixe laser verde e brilhante que chama a atenção, não importando a hora do dia ou o tempo. Também há uma luz LED branca para iluminar o caminho e para chamar a atenção dos transeuntes.

Basta encaixá-lo em um suporte no guidão da sua bicicleta, e pronto. Ele ainda possui um interruptor magnético, que só é ativado quando o Blaze estiver encaixado na sua bicicleta; isso impede que ele fique ligado à toa, desperdiçando bateria.

bike laser light

Falando nisso, com uma carga completa, o Blaze dura até 13 horas no modo mais eficiente, que pisca tanto o laser como a luz LED. Mas ele pode ser configurado para um modo “sempre ligado”, de luz constante, o que reduz a duração da bateria para 2h a 6h. Você pode recarregá-la usando uma porta USB padrão.

Esta não é uma ideia totalmente nova: em 2009, falamos sobre a Lightlane, dispositivo que usa lasers para projetar uma ciclovia no asfalto; ela também se encaixa na bicicleta, mas parece que a ideia não foi para a frente. Em 2011, vimos um cara criar sua própria ciclovia com picoprojetor, mas era um projeto isolado.

O Blaze começou como um projeto no Kickstarter, e depois de uma campanha bem-sucedida de crowdfunding, ele deve ser lançado em março por US$ 200. Comparado a LEDs piscantes simples que você pode comprar por aí, o Blaze é definitivamente um acessório caro para sua bicicleta. Mas pode valer a pena da primeira vez um motorista perceber a sua luz verde de aviso, deixando você seguro na pista. [Blaze via The Red Ferret Journal]