_Chrome

Como bloquear as irritantes solicitações de notificações de sites no Chrome

Um guia para bloquear os pedidos de envio de notificações de todos os sites, de uma só vez, no navegador Google Chrome.

Hoje em dia, quase todos os sites fazem isso. Você está lá navegando, abre uma aba aqui, clica em um link ali e de repente: AssistaSeries deseja ? mostrar notificações. YouTube deseja ? mostrar notificações. Facebook deseja ? mostrar notificações. O que fazer? Você vai bloqueando, é isso o que se faz. E quando se aceita, quase certeza que se trata de um clique acidental.

• Bloqueador de anúncios nativo começa a ser testado no Chrome para Android
• A última versão do Chrome não irá matar (tanto) a autonomia de bateria do seu notebook

Mas não importa qual a sua escolha, depois de um clique, a janelinha some como se nunca estivesse aparecido ali. Você esquece daquilo. E a escolha que você fez fica escondida entre um monte de menus, configurações e botões dentro do Chrome.

Em vez de clicar em “Bloquear” todas as vezes, seria bom apenas evitar as notificações, não é?

O Chrome tem suporte para notificações push desde abril de 2015 – outros navegadores também. E talvez algumas pessoas realmente gostem de receber notificações de alguns endereços, enquanto bloqueia outros. Mas você se cansou desse panorama e quer se livrar dessas solicitações chatas, tem uma solução aqui.

Aqui vai um pequeno guia para retomar o controle do Chrome.

1. Clique no menu dos três pontinhos na vertical no lado direito, ou simplesmente cole o endereço chrome://settings/content/notifications para pular os passos 2, 3 e 4
2. Role para baixo e clique em “Avançado
3. Clique em Configurações de Conteúdo
4. Clique em Notificações
5. Do lado de “Perguntar antes de enviar (recomendado)“, clique no interruptor ao lado. O texto deve mudar para “Bloqueado

O Chrome tornou esse ajuste um pouco mais difícil de ser encontrado do que deveria. E ao mudar o texto conforme você muda a configuração, a descrição obscura do ajuste fica parecendo mais uma tentativa de nos enganar do que uma interface mal planejada. Isso foi péssimo, Google.

Mas, pelo menos você está livre agora. E se quiser habilitar as notificações de algum site específico, é só clicar no cadeado ou no (i), na barra de endereços e escolher a opção. (Valeu pela dica, Marcio Neves!)

[How To Geek]

Imagem do topo: Gizmodo

Sair da versão mobile