A interface Metro foi um divisor de águas para o Windows, mas também divide opiniões até hoje. Cedendo à pressão dos usuários, a Microsoft está tornando esta interface cada vez mais opcional. Segundo o The Verge, a próxima versão do Windows 8 tornará padrão o boot direto à área de trabalho.

O recurso surgiu no Windows 8.1, mas é opcional: você precisa ir até Propriedades da Barra de Tarefas > Navegação para ativá-lo.

Agora o russo WZor, que vem vazando informações sobre a próxima versão do Windows, diz que isto é ativado por padrão no Windows 8.1 Update 1. Fontes dizem ao The Verge que a Microsoft está mesmo testando isso. Não significa o fim dos blocos dinâmicos, mas é uma forma de agradar quem não gostou da nova interface.

A Microsoft está preparando algumas mudanças na interface para o Windows 8.1 Update 1. Como vimos antes, seria possível fixar apps Metro na barra de tarefas.

windows 81 update 1 wzor (3)

Mais imagens vazadas por WZor mostram que apps Metro devem ganhar uma barra de título na parte superior, junto a botões de minimizar e fechar. É mais um indício apontando para a fusão de interfaces Metro e desktop.

E talvez o comando “Desligar” fique direto na tela Iniciar, em vez de escondido na barra de charms (ou no botão Iniciar). Mas Wzor diz que, no Update 1, este botão ainda não aparece em touchscreens, nem em telas menores que 8,5″ – talvez para evitar desligamentos acidentais.

windows 81 update 1 wzor (1)

Mas por que tudo isso? Segundo o The Verge:

… fontes dizem que a Microsoft vem prestando atenção aos dados de telemetria, e eles mostram que a maioria dos usuários do Windows 8 ainda usa teclado, mouse e programas desktop.

Ou seja, a mudança radical na interface não foi acompanhada por uma mudança de hábitos dos usuários – por isso a Microsoft estaria voltando atrás.

O Windows 8.1 Update 1 deve ser uma atualização gratuita, distribuída via download, a ser lançada provavelmente em março. Em abril, teremos o evento Build, onde acredita-se que saberemos mais sobre o Windows 9. Ele deve trazer o menu Iniciar de volta, além de um design Metro renovado. [Wzor.net e The Verge]