O último relatório feito pela AdMob mostra pela primeira vez números específicos de vários países sobre o sistema operacional do Google. E num mar de mais de 11 milhões de smartphones com Android, o Brasil contava, até Abril, com pouco mais de 20 mil modelos, oficiais ou não.

O método de análise é interessante: os dados representam o número único de aparelhos que em algum momento geraram alguma propaganda online dentro da rede gigantesca da AdMob. Ou seja, se você tem um Android e nunca navegou em no mínimo dez páginas da internet, além de você ser um cara estranho, você não está nessa lista de 20.324 usuários do sistema operacional até o mês de Abril.

Vale a pena destacar também que tanto faz se você comprou um G1 no MercadoLivre ou um Milestone pela operadora; pela forma de amostragem, todo e qualquer Android no país, independente da forma que chegou por aqui, está contado. Com uma lista de 29 países, o Brasil está apenas na 23ª colocação do ranking da AdMob. Outro dado importante é que, somando os países da América Latina presentes na lista – Brasil, Argentina e México – representamos menos de 1% de todo o mercado de Androids no mundo.

Curiosamente, a pesquisa mostra também os resultados da Apple na pesquisa. Em números totais do iPhone OS, que soma iPhone, iPod touch e iPad, nós estamos em 17º lugar numa lista com 73 países. E somente o iPhone tem 219.339 unidades no Brasil, segundo a AdMob. Ainda existe muito chão para o robô verde enfrentar a maçã de frente, pelo menos por aqui. Enquanto isso, nos EUA, já são mais de 8,5 milhões de Androids contra mais de 10,5 milhões de iPhones; lá, a disputa já é bem real.  [AdMob via AndroidBrasil via comentários]

Crédito da foto: Austin Ziegler