A sequência de bugs do iOS parece interminável. Há apenas um mês, as pessoas descobriram que um link estranho poderia fazer com que o aplicativo de Mensagens quebrasse. E embora esse problema tenha sido resolvido, um novo bug surgiu e ele também zoa com as Mensagens, junto com outros grandes apps.

• O alto-falante HomePod, da Apple, pode danificar seu móvel de madeira
• Apple estuda devolver dinheiro de quem pagou mais caro para trocar bateria do iPhone

O bug foi noticiado pela primeira vez pelo site italiano Mobile World e aparece quando alguém te manda um caractere específico da língua indiana telugo em aplicativos como Mensagens, WhatsApp, Facebook Messenger e até Gmail. Se você recebê-lo entrará em um loop, independente de qual aplicativo estiver usando.

O problema não está limitado ao iOS, como descobrimos ao tentar checar as Mensagens em um Mac. Por exemplo, o Mensagens do Mac fechou imediatamente enquanto carregava e exibia um código de erro que diz algo como “Process[56359] crashed: Messages. Too many corpses being created.” (Processo[56359] falhou: muitos corpos sendo criados, em tradução livre).

O bug pode afetar outros aplicativos do Mac com campos de texto, como a barra de endereços do Chrome.

Se você acabar caindo nesse bug, peça para a pessoa que te mandou a mensagem tentar deletar toda a conversa ou pelo menos enviar uma nova mensagem para que você consiga esconder o caractere com novas mensagens. Se você está desesperado por uma solução, atualizar para a última versão do beta público do iOS, o iOS 11.3, também ajudará. Essa versão está livre do bug, conforme nossos testes.

Neste momento é difícil dizer quantos aplicativos são afetados pelo erro, mas alguns dos mais relevantes que não sofrem com ele incluem Slack, Telegram e Skype.

Aparentemente a Apple está adiando funcionalidades que viria no iOS 12 para trabalhar na reparação desses bugs, e com base na quantidade de erros que continuam surgindo, parece que não teremos um sistema estável tão cedo.

[The Verge]

Imagem: Alex Cranz/Gizmodo