Um enorme buraco misterioso surgiu do nada na Sibéria, Rússia. Não temos muitos detalhes sobre ele por enquanto, mas o vídeo capturado de um helicóptero mostra uma configuração estranha com detritos e sinais de combustão ao seu redor. Foi uma explosão, um impacto ou uma perfuração violenta? Que diabos é isso?

O buraco tem cerca de 80 metros de diâmetro e certamente não parece um sumidouro, apesar de ser possível ver uma ampla caverna sob ele. O vídeo foi gravado de um helicóptero acima da Península Yamal, localização de um enorme campo de gás descoberto em 1972 e atualmente sendo explorado pela gigante russa de energia Gazprom.

E, obviamente, a internet está surtando com rumores da chegada de OVNIs ao nosso planeta. A realidade deve ser menos empolgante do que isso, no entanto. O Siberian Times diz:

Anna Kurchatova, do Centro de Pesquisa Científica Sub-Ártico acredita que a cratera foi formada por mistura de água, sal e gás que causou uma explosão subterrânea, causada pelo aquecimento global. Ela postula que o gás acumulou no gelo misturado com areia abaixo da superfície, e que este era misturado com sal – há cerca de 10.000 anos, esta área era um mar.

rltluxyamtapq66sugla

É a principal possibilidade. Ao menos é mais plausível que teorias alternativas: meteoros, monstros gigantes vindos do inferno, ou OVNIs.

Uma expedição com especialistas foi até o local coletar amostras de solo, ar e água. Eles gravaram um novo vídeo do buraco e acreditam que, de fato, foi uma explosão – apesar da data e da causa dela ainda serem desconhecidas.

E ainda há um fato bem interessante: uma camada de gelo permanente foi descoberta ao redor das bordas do buraco. Se foi uma explosão, a quantidade de calor necessário para criar um buraco desse tamanho deveria ter derretido todo esse gelo. Isso indica que o buraco deve estar lá há meses – talvez anos.

vzqzykoyiavltfz0kqjm

vjvldbsa4gvrfksrwveg

cwvkfuxtcumoulddpzhq

kv2bm4ew9fy3tofopxv3