Mais outro buraco se abre na Rússia, desta vez pronto para engolir uma cidade abandonada

Uma mina de potássio na região de Perm, Rússia, entrou em colapso, deixando para trás um enorme buraco com 30 m de largura máxima.

Uma mina de potássio na região de Perm, na Rússia, entrou em colapso, deixando para trás um enorme buraco – com 30 m de largura máxima – no meio de uma cidade abandonada. É assustador, mas essa não é a verdadeira má notícia.

Ela está ligada a outra mina, que fica a poucos quilômetros de distância, bem embaixo de uma cidade cheia de pessoas e casas. Especialistas dizem que ela pode entrar em colapso também.

>>> Cientistas revelam fotos impressionantes de dentro do buraco da Sibéria

Ravina se abre em cidade na Rússia (3)

Segundo o RT.com, nesta semana a mina de potássio Solikamsk-2, da empresa russa Uralkali, foi evacuada por causa de um súbito influxo de água salgada. Em seguida, apareceu o buraco, provando como o terreno é instável. Ele tem 30 m de largura, e deve aumentar para até 60 m nos próximos dias.

Um túnel subterrâneo liga Solikamsk-2 à mina Solikamsk-1, que fica debaixo de uma cidade habitada. Ela terá que ser evacuada caso a água inunde a outra mina. Mas Sergey Devyatkov, prefeito da cidade, diz que “não há necessidade de falar sobre a primeira mina agora. Tudo está bem lá.” Então tá bom.

Ravina se abre em cidade na Rússia (4)

O RT lembra que este não é o primeiro incidente envolvendo a russa Uralkali. Em 2006, uma mina da empresa foi fechada por receber influxo de água, criando um buraco de 390 m na cidade de Berezniki, também na região de Perm.

Na mesma cidade, surgiu outro buraco em 2011, desta vez com 137 m de largura máxima.

Estes fenômenos geológicos se chamam ravinas (ou voçorocas) e se formam devido à erosão, quando a água remove uma camada subterrânea do solo – em geral algo solúvel, como calcário ou mantos de sal.

Aqueles misteriosos buracos na Sibéria muito provavelmente não são ravinas: a explicação mais provável é que sejam o resultado da fuga violenta do gás natural, à medida que o gelo derrete no solo.

Imagens por Uralkali press service

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas