_Curiosidades

Burj Khalifa é tão alto que você pode ver o pôr-do-sol duas vezes no mesmo dia

Eis uma curiosidade que vai lhe deixar surpreso: o Burj Khalifa, edifício mais alto do mundo, é tão alto que você pode ver o pôr-do-sol na base, subir até o topo e ver o pôr-do-sol de novo. Como nota o vídeo acima (a partir do ponto 5:00), os muçulmanos que moram no Burj Khalifa – […]

Eis uma curiosidade que vai lhe deixar surpreso: o Burj Khalifa, edifício mais alto do mundo, é tão alto que você pode ver o pôr-do-sol na base, subir até o topo e ver o pôr-do-sol de novo.

Como nota o vídeo acima (a partir do ponto 5:00), os muçulmanos que moram no Burj Khalifa – a maior parte do edifício é residencial – precisam ficar em jejum por até três minutos a mais durante o Ramadã. Isso acontece devido à diferença no pôr-do-sol: são três minutos entre vê-lo no térreo e vê-lo no topo do edifício.

Na verdade, você pode ver duas vezes o pôr-do-sol usando qualquer estrutura alta, mas isso depende de chegar rápido ao topo. Dá até para ver o mesmo efeito em um dia calmo na praia, sem qualquer estrutura ou equipamento. Primeiro, deixe na areia e olhe para o horizonte. Quando o Sol desaparecer completamente, pule o mais rápido que você puder. Você ainda conseguirá ver o fim do pôr-do-sol mais uma vez.

Isso funciona porque, para ver o pôr-do-sol de novo, você precisa apenas subir a uma altura maior que a dos seus olhos. Você faz isso se levantando da areia (na praia), ou subindo em um edifício alto como o Burj Khalifa.

Quanto mais longa a estrutura, e quanto mais rápido você chegar ao topo dela, mais tempo vai durar seu segundo pôr-do-sol. Isso acontece porque, como a Terra é curva, subir de forma perpendicular a ela permite ver o que mais se esconde além do horizonte. [Vsauce]

Sair da versão mobile