_Acessórios

Não compre estes cabos de computador enganosos

Você já comprou algum cabo que não funcionou? É possível que ele nem tivesse chance de funcionar. O pessoal do Gamers Nexus detalha três cabos que não são realmente o que parecem. Estes não são cabos exatamente “falsos”, como sugere o vídeo abaixo; mas eles são enganosos, apoiando-se na falta de compreensão por parte de […]

Você já comprou algum cabo que não funcionou? É possível que ele nem tivesse chance de funcionar. O pessoal do Gamers Nexus detalha três cabos que não são realmente o que parecem.

Estes não são cabos exatamente “falsos”, como sugere o vídeo abaixo; mas eles são enganosos, apoiando-se na falta de compreensão por parte de muitos consumidores.

Os três tipos são:

cabos HDMI para VGA: estes cabos, por si só, geralmente não fazem nada – uma ponta é digital, outra é analógica. Você precisa de algo para converter o sinal de analógico para digital (ou vice-versa), e o cabo não consegue fazer isso sozinho. Isso vale para diversos outros cabos que são analógicos em uma ponta (com conectores amarelo/branco/vermelho, por exemplo) e digitais na outra ponta (DVI).

Se você quer conectar seu laptop à sua TV antiga, por exemplo, melhor comprar um conversor HDMI -> VGA para seu laptop, e comprar um cabo VGA para conectá-lo à TV.

cabos DVI Dual-Link falsos: cabos DVI servem para conectar dispositivos como monitores LCD e projetores digitais. No entanto, mesmo se o cabo tiver 24 pinos, nem sempre ele suporta o padrão Dual Link. Como nota o Gamers Nexus, “os pinos exigidos para o Dual Link estão presentes, mas os pinos não estão conectados a nada dentro do cabo”.

Como identificá-los? Geralmente, os cabos falsos são muito baratos (menos de US$ 5) e não são grossos. Talvez seja difícil notar isso se você comprar pela internet, então fique de olho nas resenhas de outros usuários – isso denuncia facilmente se o modelo não funcionar. Os cabos que realmente funcionam são mais grossos e um pouco mais caros, por isso certifique-se que você está comprando a versão certa.

cabos SATA II e SATA III (6 GB/s): praticamente não há diferença entre cabos SATA II e SATA III, exceto por um clipe que prende o cabo. A única coisa que importa é se o seu disco rígido e placa-mãe são ambos compatíveis com SATA III; se forem, você pode usar um cabo antigo SATA II entre os dois e ainda obter velocidades de 6 GB/s. Ou seja, não importa o cabo – só os dispositivos que ele conecta.

Há exceções a algumas dessas regras. O cabo HDMI para VGA, por exemplo, é útil se você tiver um adaptador DisplayPort ativo, ou uma das poucas placas de vídeo que suporta VGA digital. Mas para a maioria das pessoas, o cabo sozinho não fará nada.

A única coisa que você “nunca deve comprar” nesta lista é um cabo DVI dual-link falso – os outros dois valem a pena se você souber do que eles são (e não são) capazes de fazer. Leia mais nesta discussão no Reddit. [YouTube via Gamers Nexus]

Sair da versão mobile