Já diziam que a Canon 5D MkII iria “redefinir a indústria” desde que ela foi lançada há três anos. O modo de vídeo com qualidade de cinema e um preço relativamente acessível atraíram diversos cineastas independentes. E agora, até Hollywood está usando a câmera, para revolucionar as cenas de ação.

O Capitão América é o último grande filme a usar a DSLR nas filmagens. Segundo um release à imprensa da Canon:

Durante [as filmagens de Capitão América], a 5D Mark II foi usada para filmar cenas de movimento que foram integradas de forma imperceptível com as filmagens em 35mm da produção.

Em outras palavras, se a Canon não tivesse dito nada, nós nem saberíamos que a câmera foi usada – só de ver o filme não dá pra perceber.

E quais outros filmes usaram – ou estão usando – a Canon em vez de câmeras tradicionais? Homem de Ferro 2 usou a 5D MkII, por exemplo (imagem acima). Na verdade, eu ficaria surpreso de ver filmes modernos de ação não usando esta câmera, dadas as suas vantagens. De acordo com o diretor de fotografia do filme Capitão América, Jonathan Taylor, a 5D permite gravar em ângulos que não se pode obter com uma câmera maior de 35mm:

O importante na ação é que quanto mais ângulos você puder capturar, mais rápidos podem ficar os cortes que você usa, e você coloca mais energia em uma sequência.

E a 5D é só o começo: no futuro, teremos mais filmes usando DSLRs e novos modelos de DSLR dedicados a gravar vídeo. [Canon via PetapixelPetapixel]