As câmeras point-and-shoot de alto nível ganharam espaço ao longo dos últimos dois anos. A Canon G1 X era única nesse espaço, até a Sony RX100 e RX100 II redefinirem o papel da point-and-shoot. Agora é a vez da Canon correr atrás.

A nova câmera G1 X Mark II está repleta de componentes atualizados. Primeiro, temos o novo sensor CMOS de 12,8 megapixels e 1.5″. Sim, a resolução é menor do que a G1 X com seus 14 MP. No entanto, como os pixels são maiores, eles coletam mais luz – o que pode melhorar o desempenho da câmera em pouca luz.

Também temos um chip DIGIC 6, uma atualização do DIGIC 5 que a Canon diz melhorar a velocidade de foco automático. Neste ponto, a melhoria precisa ser grande, porque a G1 X já era considerada lenta, mesmo antes da RX100 (mais rápida) ser lançada.

G1 X Mark II (3)

Aqui, você vai encontrar uma lente zoom f/2-3.9 equivalente a 24-120mm. Esta é uma grande melhoria em relação à lente f/2.8-5.8 equivalente a 28-112 mm. Qualquer câmera compacta que queira ser levada a sério por entusiastas ou profissionais precisa ter uma abertura grande – afinal, você não pode trocar a lente.

A G1 X Mark II deve competir bem contra a lente da Sony RX100 (f/1.8-4.9 28-100mm). Com a Canon, você terá um campo de visão mais amplo, zoom mais longo, e melhor desempenho em fotos com objetos distantes.

Muita coisa mudou do lado de fora também. O visor óptico foi simplesmente removido: isso pode não ser bem-recebido pelos tradicionalistas, especialmente com tantos visores eletrônicos fantásticos por aí nas câmeras mirrorless. Agora você tem apenas a touchscreen LCD capacitiva de 3 polegadas. Ela não virar para os lados como na G1 X, mas vira para cima em até 180 graus.

G1 X Mark II (4)

Imagem acima não está à escala

Os controles manuais da G1 X Mark II misturam coisas boas e ruins. Por um lado, ela não tem a roda frontal de ajuste que vimos na G1 X, nem a roda na parte superior para regular a exposição. Portanto, você terá que controlar a exposição da câmera na tela sensível ao toque. Isso não deve ser tão frustrante quanto parece, porque a Canon vem acertando muito em colocar controles na touchscreen.

Por outro lado, você ganha controle ao redor da lente. São dois anéis: um para controlar o foco, e outro para zoom. Tal como acontece na maioria das novas câmeras hoje em dia, a G1 X Mark II é equipada com Wi-Fi e NFC para compartilhar conteúdo.

A grande questão para a Canon é se a G1 X Mark II pode competir com os modelos da Sony pela supremacia entre as point-and-shoots. Vai ser uma tarefa difícil, considerando a boa recepção à RX100 mais barata e sua irmã RX100 II. Enquanto a nova G1 X tem uma lente melhor, a câmera ainda parece muito maior do que a RX100; e ainda precisamos testar sua qualidade de imagem e velocidade geral. Saberemos com certeza em breve.

A Canon G1 X Mark II estará disponível nos EUA em abril, custando US$ 800. [Canon]

G1 X Mark II (2)

G1 X Mark II (5)