A Panasonic Lumix DMC-FZ47 (ou FZ48 na Europa) tem zoom ótico enorme de 24x, e uma objetiva grande-ocular de 25mm que filma em 1080i. Quando você filma com a FZ47, é possível ter controle manual completo da velocidade do obturador e da exposição, graças à nova suíte Creative Control. Ela tem um sensor de 12,1 megapixels, e uma tela LCD de 3 polegadas na parte de trás.

Para vídeo, a FZ47 tem Dolby Digital Stereo Creator, para sons em estéreo, e conta com uma função para reduzir o ruído do vento de forma automática. Com ela, você também pode tirar fotos de 2 megapixels em 3D simulado, que podem ser vistas, por exemplo, em TVs 3D que usam óculos.

A Panasonic também anunciou a LS5 (foto abaixo), com 14,1 megapixels, lente grande-ocular 26mm e zoom ótico de 5x. Ela filma em HD 720p e, por ter uma configuração mais simples, é voltada para usuários menos experientes. A FZ47 vai custar US$400 quando chegar às lojas em agosto; a LS5 chega em novembro, mas seu preço ainda não foi anunciado. Saiba mais detalhes sobre as duas câmeras aqui: [Panasonic FZ47 | Panasonic LS5]