A Sony anunciou oficialmente as câmeras Alpha NEX-5 e NEX-3 hoje. A NEX-5 chama a atenção: ela é a câmera com lentes intercambiáveis mais leve e mais compacta do mundo.

A NEX-3 (galeria abaixo) vazou ontem, e assim como a NEX-5 (acima), ela tem sensor CMOS — um Sony Exmor APS HD de 14 megapixels — touchscreen móvel, intervalo de ISO de 200 a 12.800 e boas especificações, além de serem compatíveis com todas as lentes E-mount, mas é na NEX-5 que eu estou mais interessada.

Afinal, é no vídeo que a NEX-3 e a NEX-5 são diferentes. A NEX-5 filma em full HD (1080i), mas a NEX-3 para em 720p. Ambas têm saída HDMI e USB 2.0 para se conectarem a PCs, e elas felizmente aceitam cartões SD, SDHC, SDXC, além de Memory Stick Pro Duo e Pro-HG Duo.

Elas estarão disponíveis em junho, e segundo o vazamento de ontem, a NEX-3 custará US$900. Se você está procurando uma câmera no estilo da micro quatro terços e gosta da Sony, então estas duas parecem valer um pouco da sua atenção. Mas tudo depende do preço, e a gente sabe como a Sony tem a cabeça nas nuvens quando se trata de preço. Veja o release aqui: [Sony]