Como a Orange, operadora europeia e patrocinadora do festival de Glastonbury, costuma fazer, ela mostrou seu protótipo ecológico anual do festival. Você esperava que ele fosse combinar com aquelas galochas que carregam celular do ano passado? Anna Wintour ficará satisfeita.

A Orange diz que a camiseta Sound Charge pode carregar completamente um smartphone, apenas aproveitando as ondas sonoras enquanto você assiste a um show como Beyoncé ou U2. Se você estiver se perguntando como isso funciona, a Orange tem a resposta aqui:

“O dispositivo ecológico de alimentação usa uma tecnologia existente de maneira revolucionária; revertendo o uso de um produto chamado filme Piezoelétrico, permite que as pessoas carreguem seus telefones celulares enquanto aproveitam o seu show favorito em Glastonbury. Normalmente encontrados em alto-falantes de alta fidelidade, um painel A4 do filme modificado é colocado dentro de uma camiseta que então passa a funcionar como um grande microfone ao “absorver” ondas de pressão sonora invisíveis. Essas ondas sonoras são convertidas em carga elétrica através da compressão de cristais de quartzo interlaçados, que é guardado em uma bateria que por sua vez carrega a maioria dos modelos de telefone celular. Conforme o ‘dispositivo’ é usado, uma carga constante está pronta para ser enviada pelo o celular via um conector intercambiável que serve para a maioria dos aparelhos.”

Eles planejam testar a camiseta esse fim de semana no Glastonbury, que tem a reputação de ser um festival de lama devido ao adorável verão com cara de inverno da Inglaterra, mas de acordo com a empresa que criou, GotWind, o painel de filme piezoelétrico e os outros componentes eletrônicos na camiseta podem ser removidos quando for a hora de botar a roupa para lavar. Mas é uma pena que isso não vá acontecer por pelo menos cinco dias, tais são as condições do maior festival da Europa. [Orange]