A Bill and Melinda Gates Foundation recentemente fez uma doação para uma equipe de pesquisadores australianos que querem desenvolver uma camisinha melhorada. Eles não são os primeiros a tentar isso, mas contam com uma abordagem inédita. Esses cientistas de polímeros estão criando camisinhas de hidrogéis, o mesmo material usado em lentes de contato.

É uma ideia brilhante. Não apenas os hidrogéis são biodegradáveis e auto-lubrificantes, eles também são incrivelmente fortes e criados para imitar a pele humana. Os hidrogéis são tão realistas que estão sendo usados no desenvolvimento de músculos artificiais e biônicos implantáveis. A mesma equipe australiana também está trabalhando nesse tipo de pesquisa.

ustd3xrp6pgw9j5g5ov4

Para os fins específicos do objetivo da Gates Foundation, o uso do hidrogel faz bastante sentido. Em contraste com alguns outros materiais interessantes, mas não exatamente viáveis, sendo estudados para as camisinhas do futuro – como esse da equipe Team Cow Tendon – os hidrogéis já são amplamente usados em diversas áreas, de medicina à produção alimentícia. Eles também estão sendo usados na prevenção ao HIV há cerca de uma década. Isso faz com que cientistas acreditem que não apenas serão capazes de criar uma camisinha melhorada, mas também colocá-la nas mãos de quem mais precisa delas.

Claro, ninguém sabe se essa camisinha realmente será boa o bastante para convencer aqueles que não gostam de usar camisinha a tirar proveito dela – até que eles experimentem pela primeira vez, ao menos. A ideia é ótima, e a camisinha parece uma camisinha. Mas como será usar uma dessas? [UOW]

Imagens via Universidade de Wollogang