Com Challenge, Braskem Labs cresce, vira plataforma e lança desafios a startups

O Braskem Labs, programa de aceleração da Braskem, está repleto de novidades. Ele cresceu, amadureceu e se transformou em uma plataforma. Agora, ao invés de um, são três programas com o objetivo de fortalecer o relacionamento da Braskem com empreendedores que se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento: dos iniciantes aos já estabelecidos. Um deles é o Braskem Labs Challenge, que está com as inscrições abertas até o dia 30 de outubro.

Neste programa, a Braskem, em parceria com a consultoria de inovação Innoscience, irá lançar desafios e, depois de um processo de seleção, encontrar startups para rodarem um projeto-piloto em unidades industriais ou áreas administrativas da Braskem. O intuito é ajudar a maior produtora de resinas das Américas a aprimorar os seus processos por meio de soluções inovadoras vindas das startups, bem como contribuir para o seu desenvolvimento.

Podem participar do novo programa startups que possuam um MVP (Mínimo Produto Viável) validado ou mesmo as que já tenham seu produto ou serviço disponíveis no mercado. Além disso, é necessário que a solução contemple ao menos um dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Confira na íntegra quais são os ODS.

A primeira edição possui ao todo dez desafios. Cinco sobre logística e os outros cinco relacionados a soluções administrativas. Após uma pré-seleção dos inscritos, até 15 startups participarão de um Demo Day com times internos da Braskem. Nesse momento, serão selecionadas aquelas que farão uma imersão no problema da empresa. Se ao final da imersão a startup trouxer uma proposta satisfatória para o desafio em questão, terão a oportunidade de realizar um piloto com a empresa. Caso o teste dê certo, a startup pode se tornar fornecedora da Braskem.

“Esta é uma oportunidade para que os empreendedores testem suas soluções em situações reais, em um ambiente inovador e sustentável, que permite a interação com profissionais experientes e insights que podem refinar essas soluções”, afirma Luiz Gustavo Ortega, líder de Desenvolvimento Sustentável da Braskem.

Com a transição do Braskem Labs de programa para uma plataforma, a Braskem passa a contar com um ecossistema integrado de incentivo ao empreendedorismo. Por exemplo, caso a sua empresa já possua um produto no mercado, o Braskem Labs Scale disponibiliza mentorias para ajudá-lo em desafios práticos em áreas como marketing, gestão e vendas. Se você possui uma startup que ainda está em fase de validação ou crescimento, com o Braskem Labs Ignition existe a possibilidade de ser acelerado pela ACE, eleita melhor aceleradora da América Latina pela Latam Founders. Por fim, com o Braskem Labs Challenge startups têm a oportunidade de solucionar desafios internos da Braskem, lançados por áreas específicas.

Confira os desafios lançados:

Sua empresa tem um serviço capaz de solucionar algum desses desafios? Inscreva-se já no Braskem Labs Challenge e não perca essa oportunidade! As inscrições vão até 30 de outubro.

Saiba mais sobre os outros programas

Braskem Labs Scale: é o programa original lançado em 2015. Ele está em sua terceira edição e é focado em capacitar empreendedores mais maduros e com soluções já disponíveis no mercado que melhoram a vida das pessoas por meio da química ou do plástico. As inscrições para a quarta edição do Scale serão abertas em 2018.

Braskem Labs Ignition: acelera startups em fase de validação de seu modelo de negócio ou MVP (Produto Mínimo Viável) ou em fase de crescimento. Conduzido pela aceleradora ACE, que também é parceira da Braskem no Scale, oferece dois programas de acordo com o estágio de maturidade da startup, o ACE Start e o Ace Growth, além de contar com mentores e acompanhamento da Braskem.

Saiba mais sobre o Braskem Labs!