_Drones

Canhão lança redes e consegue capturar drones sem destruí-los

O SkyWall100 foi criado para captura de drones: ele lança uma rede que, com auxilio de um paraquedas, faz ele descer até o solo em segurança.

Este é o SkyWall100, a mais recente de uma série de ferramentas criadas para neutralizar drones problemáticos. Este canhão montado no ombro consegue capturar um drone com uma rede e, em seguida, faz ele pousar com segurança com a ajuda de um paraquedas.

>>> Como criminosos usam drones para fazer entregas na cadeia e espionar vítimas

Drones estão se tornando uma grande dor de cabeça e problema de segurança, o que gerou diversas soluções em potencial diferentes, desde águias treinadas para capturar drones no ar, a drones que podem capturar outros drones lançando uma rede em direção a eles.

O mais recente avanço na área vem da empresa britânica OpenWorks Engineering e usa a ideia de rede de captura, mas oferece um dispositivo pessoal que pode fisicamente capturar um quadcóptero e controlar sua descida até o solo.

O lançador de 10kg movido a gás comprimido é usado em conjunto com um projétil inteligente programável. Desenvolvido para ameaças de drones civis (como em aeroportos, eventos esportivos, e grandes aglomerados públicos), o SkyWall pode ser recarregado rapidamente, permitindo que um único operador consiga atingir múltiplas ameaças.

Um projétil especial inclui um paraquedas incorporável que pode controlar a descida do drone capturando, minimizando os riscos e mantendo o gadget intacto para análise forense e identificação do seu operador. O dispositivo também conta com bloqueador de rádio.

O “smartscope equipado com laser” do canhão e seu computador de bordo calculam o vetor de lançamento e a velocidade necessária para interceptar um drone que esteja a distâncias de até 100 metros.

Olhando para um futuro próximo, a OpenWorks Engineering também está trabalhando em um SkyWall200 operado por duas pessoas e que necessita de um tripé, além de um canhão SkyWall 300 semi-autônomo de “instalação permanente”. Não há informações sobre quando o SkyWall100 nem esses outros dispositivos estarão disponíveis, nem do preço deles.

[The Register]

Imagem via OpenWorks Engineering

Sair da versão mobile