Carro movido a café é surpreendentemente prático

Parece que é possível fazer biocombustível a partir de praticamente qualquer planta oleaginosa. O milho pode ser o padrão, mas o café funciona pelo menos tão bem quanto e ainda faz o seu carro cheirar a um Starbucks!

Os peritos dizem que são necessários entre 5 e 7 kg de borra de café para obter 1 litro de biocombustível, o que com uma produção de tamanho médio resultaria em um custo de aproximadamente 26 centavos de dólar por litro (nos EUA). Além disso, o combustível já foi usado: você pode simplesmente entrar em qualquer lanchonete ou loja de conveniência local e se reabastecer da mesma maneira que você faria com óleo vegetal.

Criar combustível a partir da borra usa o mesmo procedimento de outros biocombustíveis, a transesterificação, que é meio complicado de explicar mas é bastante econômico. Estima-se que nos EUA o consumo de café seja pra mais de 7 toneladas por ano, o que daria mais ou menos 1,3 bilhões de litros de biodiesel.

Mas o principal disto tudo é que um aroma sutil de café poderia vir a superar os odores significativamente menos saboroso que dominam no momento o meu carro. [The Economist]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas