Caso você não esteja ciente ainda, é isso que está acontecendo: a revista britânica de moda Dazed & Confused fez uma versão para iPad da sua publicação. Internamente, ela é chamada de "Iran Edition" porque eles precisam censurar toda e qualquer nudez, por mais inocente que seja. Esta não é a primeira vez que isso acontece, mas talvez seja a pior, já que nudez em uma revista de moda constitui conteúdo editorial. Há muitos estilistas que usam tecidos transparentes ou decotes ousados. Sem falar de lingerie.

Sério, não dá pra continuar assim. Simplesmente não dá. Isso é ridículo, e vai explodir na cara da Apple. Igual aconteceu com todas as decisões burras de aprovação e reprovação de apps dos últimos meses. Steve: você não lembra mais da última vez que você tentou ter controle completo sobre tudo e todos? Não? Acabou mal para você, cara — expulso da empresa que fundou, enquanto ela morria lentamente e a Microsoft dominava o mundo.

Sabe, eu tenho usado o meu iPad por mais de um mês. E o meu iPhone por quase três anos. Depois de todo esse tempo, eu ainda acho que você tem a chance de redefinir os computadores mais uma vez. De fato, eu acho que você já deu o pontapé inicial nessa metamorfose. Mas o iPad, ou a Apple como um todo, não estará presente neste certo futuro da computação se vocês continuarem fazendo isso.

Você não pode ditar políticas que levem à censura arbitrária de certas aplicações. Por sentimentos políticos, por linguagem chula, por mostrar mamilos. Pra que fazer isso? Todos os seus aparelhos têm um sistema de controle de faixa etária. Usem-no e deixem as pessoas decidirem sozinhas o que querem. Não tentem ser meu pai ou a minha mãe. Em vez disso, deixem as pessoas se comunicarem com seus seus aparelhos. Tornem essa política clara para todos. Sem cercadinho. Sem barreiras.

Eu sei que você vai dizer. A Apple é a sua empresa. Sim, e você pode fazer com ela o que diabos der na sua telha. Mas isso não é legal, cara. Isso é uma merda. Você não é assim. A Apple nunca foi uma empresa falsa como a Disney ou uma gigante fria como a IBM. Vocês mostravam o dedo do meio para a IBM, lembra? E lembra quando você puxava um baseado na praia, curtindo o sol da Califórnia e hambúgueres de tofu com os engenheiros que trabalhavam no Macintosh? Lembra da bandeira pirata no Bandley 3?

Vocês eram os encrenqueiros, os rebeldes, os diferentes, as pecinhas redondas que se recusavam a se encaixar nos espacinhos quadrados. Aqueles que não curtiam as regras. Lembra?

As pessoas gostavam de você por causa daquilo. Agora, isso é o que você se tornou:

O Jon Stewart recentemente falou isso. Donata Hopfen, CEO da Bild Digital, disse uma vez: "hoje a Apple censura mamilos, amanhã, conteúdo editorial". A profecia dela se concretizou. Então, por favor, me escute antes que seja tarde. É hora de devolver para a Madonna o seu mamilo, e suspender qualquer tipo de censura da App Store. [Shiny Shiny via Vallewag]