Uma das novidades do Apple iPad, além do chip A4 de 1GHz, é que ele usa um cartão micro-SIM. Mas o que seria um cartão micro-SIM?

É a próxima geração de chips de celular (também conhecidos como cartões SIM) que se chama 3FF, ou Third Form Factor (terceiro formato físico). Ele é fisicamente menor, com menos plástico ao redor da área brilhante de metal, como você pode ver nesta imagem vinda da Wikipédia. A área de contato, onde ocorre a magia da tecnologia, tem o mesmo tamanho, então ele é compatível com o formato atual usando um adaptador. Mas cabem mais coisas dentro do chip menor! Tipo uma agenda de contatos maior que terá espaço para e-mails, e um novo sistema de autenticação para combater clonagem de celulares GSM.

Como a parte elétrica tem o mesmo tamanho e tem mesmo padrão, existe uma chance de que você poderá adaptar chips atuais para caber em entradas de cartões micro-SIM. Mas teremos que ver se isso funciona direito quando tivermos algum gadget — tipo o iPad! — para experimentar. [PC Magazine e Engadget]