A privacidade é algo bem importante dentro de casa. É por isso que nós temos paredes, cortinas, portas e outros. Afinal de contas, você não quer seus parentes e amigos sabendo a toda hora o que você faz. A menos, é claro, que você more na Casa Vertical de Vidro em Xangai, China. Com teto e pisos de vidro, a privacidade não está muito presente aqui.

Temos, no entanto, uma bela arquitetura inovadora. A casa foi inicialmente projetada por Yung Ho Chang: era um protótipo de habitação urbana, e uma concorrente na Competição Shinkenchiku de Design Residencial em 1991, feita pela revista Japan Architect.

A arquitetura moderna é conhecida por sua busca pela transparência, com maior uso de fachadas de vidro cada vez mais abertas e expostas. Esta casa faz o inverso: por fora, ela é uma estrutura quase opaca de concreto. Mas, por dentro, Chang a preencheu com placas de vidro com 7 cm de espessura.

casa vidro china (2)

Ou seja, se você estiver fora do prédio, não dá para ver nada. Mas ao entrar, tudo é transparente, e não há muita privacidade lá dentro. No térreo, você pode ver o céu, e a sala de jantar tem vista para… o vaso sanitário. Isso é, respectivamente, incrível e muito estranho.

A Casa Vertical de Vidro não é totalmente fechada na parte externa. Há pequenas fendas no concreto, que é áspero ao toque do lado de fora e suave no interior. Elas se iluminam à noite, acrescentando uma dimensão à fachada do edifício.

casa vidro china (3)

O design interior é igualmente minimalista: há um poste de aço subindo no centro, atravessado por vigas de aço que dividem o espaço em quatro cantos. Cada um deles é pensado para acomodar uma atividade diferente; dessa forma, você tem bastante espaço em um edifício com área de apenas 12 m².

Então, de certa forma, o edifício é incrivelmente privativo, e ao mesmo tempo completamente aberto. Talvez por essa justaposição fascinante, a West Bund – que organiza uma bienal de arte e arquitetura em Xangai – decidiu construir a Vertical Glass House para se tornar um de seus pavilhões permanentes.

Hoje, ela é usada para hospedar artistas e arquitetos que visitam o evento. Eles só precisam estar confortáveis com seus companheiros de viagem – pois lá dentro, dá para ver tudo. [Dezeen e ArchDaily]

casa vidro china (7)

casa vidro china (4)

casa vidro china (5)

casa vidro china (6)