Conforme a Cassini encerra sua turnê por Saturno, a NASA está ficando um pouco nostálgica. Nesta terça-feira (29), a agência espacial lançou uma foto do Polo Norte de Saturno que a espaçonave tirou em 26 de abril, o dia que começou seu grande encerramento. É quase poético ver uma foto da Cassini observando o vácuo antes de mergulhar nele.

• Depois de 20 anos, missão da sonda espacial Cassini chega ao fim
• Os últimos passeios da Cassini nos levarão para lugares nos quais nenhuma sonda já foi

De acordo com a NASA, Cassini tirou a foto quanto estava há 267.000 quilômetros acima de Saturno. O Polo Norte do planeta é notório pela tempestade de 2.000 quilômetros de largura, que a Cassini fotografou muitas vezes. As rajadas hexagonais que cercam o monstruoso ciclone criam um visual único que é absolutamente assustador de qualquer ponto de vista.

Aqui a imagem da Cassini inteira:

Imagem: NASA/JPL-Caltech

Em contexto, aqui está a tempestade hexagonal com filtros de cor:

Imagem: NASA/JPL-Caltech

A Cassini tem apenas três órbitas ainda em sua jornada de 20 anos, a próxima se iniciando nesta quarta-feira. Em seu último mergulho em 15 de setembro, vai mergulhar na atmosfera de Saturno com sua antena apontando em direção à Terra, transmitindo tudo que puder até que a atmosfera cesse os sinais. Então, adeus e obrigado por todas as fotos, Cassini.

[NASA]

Imagem do topo: NASA/JPL-Caltech