Embora a Cassini tenha apenas alguns dias restantes para estudar Saturno antes de morrer, ela está fazendo esses dias valerem a pena. Nesta sexta-feira (8), a NASA publicou o que ela diz serem “as imagens coloridas de maior resolução de qualquer parte dos anéis de Saturno”. Ao melhor estilo Cassini, essas fotos são absolutamente hipnotizantes.

• A sonda Cassini olhou para o abismo polar de Saturno, e ele é assustador
• Depois de 20 anos, missão da sonda espacial Cassini chega ao fim

A imagem acima, tirada em 6 de julho de 2017, é um composto de cor natural de uma porção do anel B de Saturno. Naquele momento, a Cassini estava girando a cerca de 76 mil quilômetros de distância dessa região. De acordo com a NASA, não está claro qual material dá aos anéis gelados seu tom bege, que é normalmente difícil de se detectar, já que Saturno tem cor similar. É apenas um desses mistérios que a Cassini, com sorte, pode ajudar a resolver.

Nesta imagem colorida melhorada da mesma foto, que você pode ver abaixo, áreas que são espectralmente mais vermelhas são feitas para parecer, bom, vermelhas, enquanto áreas com menos vermelho aparecem em azul. Isso ajuda bastante a ver como alguns dos anéis são bem definidos, especialmente os mais estreitos, próximos do centro, que chegam a ter apenas 40 quilômetros de largura. Aparentemente, as margens desses anéis ficam mais nebulosas quanto mais próximas estão de Saturno. Também tenho quase certeza de que é assim que Saturno se pareceria se aparecesse na capa de um álbum de rock alternativo dos anos 1980:

Agora, aqui estão as imagens natural e falsamente coloridas, só por diversão:

O dia final da Cassini acontece na próxima semana, em 15 de setembro, o que significa que temos apenas alguns dias para nos despedirmos dela. Esperamos conseguir alguns últimos vislumbres estonteantes de Saturno antes da sonda desaparecer gloriosamente.

[NASA]

Todas as imagens: NASA