Há alguns dias, a Televisão Central da China exibiu um vídeo do que eles afirmavam ser um exercício de treinamento da Força Aérea chinesa feito em 23 de janeiro. Mas ao que parece, são apenas cenas do filme Top Gun – Ases Indomáveis.

Os vídeos em questão foram supostamente exibidos durante o programa de notícias da Televisão Central da China (CCTV), a maior empresa estatal de televisão do país. Eles supostamente mostraram um caça J-10 atirando um míssil em outra aeronave durante um exercício de treinamento.

Mas um comentarista na internet logo disse que a nave mostrada não era um J-10, era um F-5, uma nave americana e a mesma que Tom Cruise derruba a tiros em uma cena de Top Gun. Comparando os quadros do vídeo da CCTV (esquerda) e de Top Gun (direita), bem, eles são praticamente idênticos. Isso nos faz lembrar daquela vez que o governo da Bolívia mostrou a cena da queda do avião em Lost como se fosse de verdade.

Mas que coisa. Ainda não foi revelado se os pilotos dos caças chineses foram ou não jogar vôlei de praia depois do treinamento. [MiniTofu via Geekosystem]