Há meses, o Google vem preparando uma função para o Chrome que avisa qual aba está emitindo som, para ajudar você a identificar de onde está vindo aquele barulho do navegador. Desde novembro, ela estava disponível na versão beta; agora ela está disponível para todos, na versão estável. E não para por aí.

A função exibe um ícone quando certa aba estiver reproduzindo áudio, mas também avisa se uma delas estiver usando sua webcam, ou se for transmitida para sua TV usando o Chromecast.

Isto lembra um recurso do YouTube, que mostra um pequeno ícone de “play” na aba que estiver reproduzindo vídeo. Mas isto funciona em qualquer navegador; o aviso de som do Chrome está, bem, restrito ao Chrome. (Você pode usar uma extensão para obtê-la no Firefox, no entanto.)

chrome 32 metro

Há outras novidades nesta versão estável do Chrome. Lembra-se que o Google estava infiltrando o Chrome OS no modo Metro do Windows 8? Isso agora está disponível para todos os usuários: você pode gerenciar várias janelas e até acessar webapps usando o App Launcher – uma barra na parte inferior que age como a barra de tarefas do Windows.

Para acessar o modo Metro, abra o menu do navegador e clique em “Reiniciar o Google Chrome em modo Windows 8”. Vale lembrar que isso não funciona no Windows RT (não há Chrome para essa versão do sistema, aliás).

A versão 32 também reforça a segurança, bloqueando mais downloads maliciosos, e oferece uma versão beta dos Usuários supervisionados: você pode ver o histórico da web de outra pessoa – seu filho, por exemplo – e limitar acesso a determinados sites. Saiba mais aqui.

A versão estável do Chrome está disponível neste link. [Google Chrome Blog via The Next Web]