_Google

Chromecast transmite tela do seu dispositivo Android direto para a TV sem usar fios

Na conferência I/O, o Google anunciou sua Android TV mas não deixou o Chromecast de lado. Pelo contrário: o pequeno dispositivo para TVs que se conecta a seus dispositivos ganhará novos poderes graças a uma atualização de software. >>> Por que o Chromecast pode ser uma enorme revolução popular para a sala de estar A novidade […]

Na conferência I/O, o Google anunciou sua Android TV mas não deixou o Chromecast de lado. Pelo contrário: o pequeno dispositivo para TVs que se conecta a seus dispositivos ganhará novos poderes graças a uma atualização de software.

>>> Por que o Chromecast pode ser uma enorme revolução popular para a sala de estar

A novidade mais bacana talvez seja esta: você poderá espelhar a tela do seu dispositivo Android na sua TV – isso será feito através de um botão “transmitir tela”. Na demonstração, vimos o Google Earth sendo usado dessa forma, e também a câmera – a experiência parecia bem fluida. Isso depende da qualidade do seu Wi-Fi, é claro.

No entanto, este recurso é compatível apenas com alguns dispositivos high-end: Samsung Galaxy S4/S5/Note 3, LG G2/G2 Pro, Nexus 4/5/7 (2013)/10 e HTC One 2013. Smartphones da Motorola são uma ausência notável aí; felizmente, o Google promete expandir a lista de dispositivos suportados.

Além disso, acabou a exigência de que seu smartphone/tablet/laptop precisa estar na mesma rede Wi-Fi do Chromecast para controlá-lo. Agora, qualquer pessoa que esteja próxima ao dispositivo poderá se conectar a ele; e você decide quem pode (ou não) acessá-lo.

A tela inicial do Chromecast, que atualmente é apenas um conjunto de imagens predefinidas, também será transformada em breve: você poderá definir quais imagens vai exibir, pegando fotos da sua conta do Google+. Pense nisso como um protetor de tela para a sua TV. Você também poderá perguntar ao seu dispositivo “O que está em meu Chromecast?” para exibir um card com informações sobre a imagem na tela.

O Chromecast agora tem quase vinte apps disponíveis no Brasil, e alguns mais nos EUA, mas inicialmente eram apenas cinco. Com todas essas novas fontes de conteúdo, fica mais difícil encontrar o que você quer. Felizmente, o Google acaba de anunciar uma forma mais fácil de descobrir apps: basta ir em chromecast.com/apps.

O Chromecast foi lançado este mês no Brasil por R$ 199, e também receberá esta atualização de software, que deve chegar ainda hoje.

Atualizado às 17h25

Sair da versão mobile