O Nebia é uma ideia curiosa vinda do Vale do Silício. Este chuveiro economiza água, será vendido por US$ 399 quando chegar ao mercado, e está obtendo financiamento no Kickstarter – onde já arrecadou quase US$ 1 milhão.

O primeiro investidor do Nebia foi Tim Cook, da Apple. Outro grande investidor é a Schmidt Family Foundation, fundação comandada por Wendy Schmidt, esposa de Eric Schmidt (do Google). Além disso, o projeto conta com financiamento da famosa incubadora de startups Y Combinator.

O moderno gadget de banheiro promete usar “70% menos água que um chuveiro comum” ao atomizar (ou reduzir a gotículas) as gotas d’água com a tecnologia H2MICRO™, fazendo com que elas tenham uma área 10 vezes maior. Em outras palavras, ele cria uma névoa em vez de um chuveiro. (Nebia significa “névoa” em italiano, aliás.)

Nebia

Como é tomar banho no Nebia? Molly McHugh, da Wired, diz:

… ao contrário de um chuveiro tradicional, o Nebia meio que envolve você com uma névoa espessa de pequenas gotas de água. Não há fluxo de água projetado em sua direção. As pequenas gotas se espalham dentro do espaço de chuveiro e consomem você. É como uma sala de vapor, mas que, bem, deixa você realmente limpo. Há duas configurações: uma opção mais leve, semelhante a neblina, e uma opção de alta pressão mais tradicional, se você não gostar da leveza do Nebia.

Esta foi a experiência de Brian X. Chen, do New York Times:

No meu teste do protótipo, o chuveiro produziu um spray que me deixou imerso em água, ao contrário de chuveiros tradicionais que disparam fluxos pressurizados. Ele deixou o meu cabelo muito plano e duro, embora minha pele se sentisse suave e relaxada.

Molly, no entanto, diz que o Nebia conseguiu molhar seus cabelos longos e remover o xampu.

As primeiras unidades do Nebia custavam US$ 249; agora, ele sai por US$ 299. (O frete para o Brasil é de US$ 79.) Kickstarter da companhia diz que “para a casa americana padrão, o Nebia se paga em menos de dois anos”. Isso vale para os preços promocionais do Kickstarter; no varejo, ele será vendido por US$ 399, e a economia é menor.

Vamos às contas: no Vale do Silício, US$ 399 compram cerca de 215.000 l de água residencial*. Os americanos gastam, em média, 65 l de água por banho. Supondo quatro banhos diários na residência, e supondo que o Nebia economiza 70% de água, a residência deixará de gastar 182 l por dia.

Fazendo os cálculos, você só recuperaria o dinheiro do Nebia em pouco mais de três anos. E para quem mora em uma cidade onde a água é mais barata, o retorno demora ainda mais – quatro anos e meio, no caso de Cupertino (onde fica a sede da Apple) e Mountain View (Google).

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Só que aparentemente o objetivo maior do Nebia não é economizar dinheiro: é ser um produto premium.

A empresa foi cofundada por Carlos Gomez Andonaegui e Philip Winter. Eles tiveram a ideia desse chuveiro enquanto moravam na Cidade do México, mas não quiseram criar algo para países em desenvolvimento. Winter explica à Fast Company:

Quando entrei para a equipe há dois anos, começamos a pensar: “Será que devemos levar isso para o mundo em desenvolvimento, onde eles realmente precisam economizar água?” E Carlos disse: “e se a gente construir uma marca e focarmos no topo da pirâmide?”

Talvez se fizermos isso, e basearmos a empresa em San Francisco, e nos concentrarmos em uma experiência melhor e um design mais bonito, podemos realmente mudar o que as pessoas pensam sobre chuveiros. E mais importante, alterar a forma como as pessoas interagem com a água em seu dia a dia.

Winter reconhece ao TechCrunch que a economia de água é limitada: “se todo mundo na Califórnia trocasse para este chuveiro, achamos que poderíamos reduzir o uso de água do estado em 1,5%”. (É pouco, já que 80% da água na Califórnia é consumida na agricultura, não tomando banho.)

Ou seja, este parece ser algo para os ricos se sentirem melhores sobre si próprios – a Califórnia passa por uma das piores secas da história.

O Nebia ainda tem algumas perguntas a responder: ele entope fácil se a água tiver muitos minerais, algo comum em várias partes dos EUA? Ele economiza muito mais água do que uma ducha de baixa pressão, que custa menos de US$ 20?

Nós saberemos ao certo quando as mais de 2.000 pessoas que compraram um Nebia receberem seus chuveiros; a entrega está prevista para maio de 2016.

[Kickstarter]

*Segundo o California Water Service, o distrito de Bayshore – que inclui San Francisco e cidades próximas – cobra US$ 5,2098 por 2.831 litros de água, ou US$ 0,00184 por litro, de clientes domésticos. Enquanto isso, o distrito de Los Altos – que inclui as cidades de Cupertino, Mountain View e Sunnyvale – cobra US$ 3,6804 pela mesma quantidade, ou US$ 0,0013 por litro.

Imagens: Nebia