Chuwi: a marca chinesa que exibia suas cópias de Apple e Microsoft na IFA
Marcas chinesas que copiam design, nomes e praticamente produtos inteiros não são novidades. Até as mais consolidadas já o fizeram, como a Xiaomi, que já teve a audácia de lançar um Mi Notebook Air, inspirado no MacBook, da Apple. Nas minhas andanças pelos pavilhões da IFA, em Berlim, fui surpreendido pela Chuwi: a empresa estava demonstrando ali os seus produtos, incluindo o SurBook e LapBook Air.
Vamos às especificações de cada um:
SurBook, inspirado no Surface Pro, da Microsoft.
• Processador: Intel Apollo Lake Celeron N3450, Quad-Core de até 2.2GHz
• GPU: Intel HD Graphics 500
• Sistema: Windows 10
• RAM: 6 GB
• Armazenamento: 64 GB eMMC com suporte para microSD de até 128 GB
• Tela: IPS LCD de 12,3 polegadas com resolução de 2736 x 1824 pixels
• Câmera traseira: 5 megapixels
• Câmera frontal: 2 megapixels
LapBook Air, inspirado no MacBook Air, da Apple.
• Processador: Intel Apollo Lake Celeron N3450, Quad-Core de até 2.2GHz
• GPU: Intel HD Graphics 500
• Sistema: Windows 10
• RAM: 8 GB
• Armazenamento: 128 GB eMMC com suporte para microSD de até 128 GB
• Tela: IPS LCD de 14,1 polegadas com resolução de 1920 x 1200
O curioso é que a marca tem bastante tração no mercado. Em julho deste ano, eles fizeram uma campanha de financiamento coletivo para a criação do SurBook e conseguiram levantar mais de US$ 950 mil para colocar o produto no mercado. E, segundo as estatísticas do Indiegogo, esse valor ultrapassou em 2.633% a meta inicial.
O preço e a disponibilidade dos produtos não foram revelados, mas julgando pela loja oficial da marca na GearBest e o fato de serem produtos chineses, os preços sempre são baixos. O valor da pré-venda do SurBook, na campanha de financiamento coletivo, era de US$ 319 (R$ 990, em conversão direta).
O Gizmodo Brasil viajou para Berlim a convite da Philips
Todas as imagens: Alessandro Junior/Gizmodo