Ao assistir este vídeo, você tem a impressão de que os cientistas da Universidade de Tóquio conseguiram dominar a Força e agora eles conseguem fazer coisas levitarem e se moverem no espaço. Mas isso não é mágica – é apenas a primeira vez que alguém conseguiu fazer isso usando ondas sonoras. Com cerca energia, eles podem mover praticamente qualquer coisa que quiserem usando esta técnica.

A levitação acústica não é novidade – cientistas conseguem levantar gotas de água através de ondas sonoras há algum tempo. Mas eles só conseguiam mover a partícula em um eixo físico, como para cima e para baixo. Em um novo artigo, Yoichi Ochiai, Takayuki Hoshi e Jun Rekimoto conseguiram ir além, desenvolvendo um método para mover objetos em três dimensões:

Nosso sistema de manipulação conta com dois recursos originais. Um é a direção do feixe de ultrassom, que é arbitrário porque a força que atua para seu centro também é utilizada. O outro é o princípio de manipulação pelo qual uma onda estacionária localizada é gerada em uma posição arbitrária e então movida tridimensionalmente por matrizes ultrassônicas e opostas. Nós confirmamos experimentalmente que vários materiais podem ser manipulados com o nosso método proposto.

O GIF mostra as partículas voadoras em câmera lenta:

ku-xlarge

Eis outro vídeo demonstrativo:

Teoricamente, com determinada energia, eles podem usar esse método para levantar qualquer objeto no ar e movimentá-lo livremente, incluindo um Marty McFly em um hoverboard ou uma nave X-Wing.