_Apple

Fornecedor sinaliza que Apple pode deixar de incluir entrada para áudio em iPhone

A Cirrus Logic anunciou um novo kit de desenvolvimento de fones com conexão Lightning, da Apple. Fabricante de smartphones pode remover entrada padrão de som.

A Cirrus Logic, uma fornecedora de tecnologia áudio — que trabalha com marcas como Harman Kardon, Sony e Philips —, anunciou um novo kit de desenvolvimento que tornará mais fácil para essas companhias parceiras criarem fones de ouvido usando a conexão Lightning, da Apple.

O anúncio vem acompanhado de uma série de rumores que sugerem que o iPhone 7 não virá com entrada para fone de ouvido, como os modelos mais antigos. Em vez disso, ainda segundo os rumores, a Apple usará sua porta proprietária Lightning para transmitir áudio.

Mas por que a Apple deixaria de lado a entrada de fone de ouvido de 3,5 mm que tem sido o padrão por décadas? Bem, uma das grandes vantagens da porta Lightining é que ela permite carregar aparelhos em duas vias. Isso significa que a porta pode ser usada para carregar um dispositivo (iPhone ou iPad) além de poder carregar ou alimentar os acessórios conectados a ela (como um headphone).

Foto por Cirrus Logic

O kit de desenvolvimento estará disponível através do programa MFI (sistema de licenciamento de hardware e software para que dispositivos funcionem com aparelhos Apple), e inclui referências de design e outras ferramentas importantes que as companhias podem usar. Aqui abaixo, a Cirrus Logic explica as vantagens do novo kit de desenvolvimento:

“O kit de desenvolvimento de fone de ouvido MFI demonstra as vantagens de fones de ouvido conectados com a porta Lightning comparados com fones de ouvido analógicos tradicionais. Por exemplo, a conectividade digital com um sistema integrado de amplificador faz o fone fornecer áudio de alta fidelidade aos seus alto-falantes. Além disso, fones de ouvido conectados pela porta Lightning podem interagir com um app do iOS para criar uma experiência de áudio ainda mais customizada, como configurações de equalização.”

É importante notar que fones de ouvido Lightning já estão disponíveis no mercado há alguns anos. A Apple apresentou as especificações MFI em junho de 2014, e a Philips lançou dois fones com porta Lightning — os modelos Fidelio M2L e Fidelio NC1L — assim que os detalhes da padronização foram disponibilizados.

Como observa John Gruber, do blog Daring Fireball, não está claro se a Cirrus Logic tem informações privilegiadas se a Apple vai acabar, de fato, com a entrada de fone de ouvido do iPhone, ou se só está tentando se antecipar para uma grande mudança. De qualquer jeito, parece que a companhia está em uma posição especial para adotar um padrão emergente de transmissão de áudio.

Se a Apple decidir remover a entrada de fone de ouvido, precisamos esperar para ver se a companhia continuará a vender iPhones com o acessório. Alguns rumores sugerem que o iPhone vai continuar a incluir um fone de 3,5 mm e um adaptador Lightning, enquanto outros sugerem que a companhia vai tentar vender fones Beats para novos usuários do iPhone.

[MacRumors]

Sair da versão mobile