Há algum tempo, o Google anunciou seus planos para melhorar os comentários do YouTube: destacar os mais relevantes, permitir comentários não-públicos, e inserir filtros contra declarações preconceituosas ou apenas ignorantes. Mas para tudo isso funcionar, o Google requer que você use seu perfil do Google+ para comentar.

O processo é bem simples: se você ainda não vinculou sua conta do YouTube ao Google+, surgirá a opção quando você tentar comentar um vídeo – o passo-a-passo está abaixo. Segundo o Google, 80% dos usuários do YouTube já vincularam suas contas ao Google+.

Com o novo sistema de comentários, você não verá no topo os comentários com mais “joinhas”. Serão destacados os comentários do criador do vídeo, de pessoas nos seus círculos do Google+ e de “usuários populares” (como celebridades). Se você não quiser isso, basta trocar de “Principais comentários” para a opção “Mais recentes primeiro”.

youtube comments 10

Além disso, agora é possível publicar comentários não-públicos: eles só aparecem para quem você desejar – seus círculos, por exemplo. E finalmente, todas as conversas são organizadas em tópicos, em vez daquela bagunça que era o YouTube até então. Saiba mais neste link.

Se você tem um canal no YouTube, moderar comentários ficou bem fácil: você pode bloquear usuários e barrar certas palavras – por exemplo, as relacionadas a racismo, sexismo, homofobia ou qualquer discurso de ódio. Também dá para aprovar automaticamente os comentários dos usuários em quem você mais confia.

Os novos comentários do YouTube serão disponibilizados aos poucos; ou seja, se você ainda não os tiver, mantenha a calma. E por enquanto, os apps para iOS e Android permitem criar comentários, mas ainda não oferecem recursos como responder, editar e gostar/não gostar. Isso deve ser resolvido nas próximas semanas; até lá, o jeito é usar a versão mobile do YouTube para navegador.

Você já está vendo os novos comentários? O que achou? [YouTube Official Blog via The Verge]


Se você for escolhido, o YouTube vai exibir esta mensagem quando você abrir um vídeo. Clique em OK para começar.

youtube comments 1

Ao clicar no campo de comentários, surge esta tela caso você ainda não tenha vinculado sua conta do YouTube ao Google+. Clique em Próximo para continuar.

youtube comments 2

O YouTube explica que seu nome completo vai aparecer em seu canal, nos seus vídeos e nos comentários que você publicou até então. Clique em “Atualizar meu nome” para vincular sua conta ao Google+. (É possível desfazer isso em até 14 dias.)

youtube comments 7

Agora você pode comentar. A opção de postar o comentário no Google+ está ativa por padrão, mas você pode desativar.

youtube comments 4

Clicando em “Púbico”, você pode escolher quais pessoas poderão ver seu comentário. É possível restringir isso aos seus círculos ou a certa(s) pessoa(s).

youtube comments 5

Você também pode citar uma pessoa ou empresa no comentário. Ela será notificada no YouTube e no Google+.

youtube comments 6

youtube comments 8

Um truque bacana é adicionar estilos ao comentário: use *asteriscos* para negrito, _underline_ para itálico, e -hífen- para riscado.

youtube comments 9

Você também pode editar o comentário após postá-lo, e até desativar respostas para que ninguém jamais discorde do que você diz.

youtube comments 11