_YouTube

Para comentar no YouTube, agora você precisa usar sua conta do Google+

Há algum tempo, o Google anunciou seus planos para melhorar os comentários do YouTube: destacar os mais relevantes, permitir comentários não-públicos, e inserir filtros contra declarações preconceituosas ou apenas ignorantes. Mas para tudo isso funcionar, o Google requer que você use seu perfil do Google+ para comentar. O processo é bem simples: se você ainda […]

Há algum tempo, o Google anunciou seus planos para melhorar os comentários do YouTube: destacar os mais relevantes, permitir comentários não-públicos, e inserir filtros contra declarações preconceituosas ou apenas ignorantes. Mas para tudo isso funcionar, o Google requer que você use seu perfil do Google+ para comentar.

O processo é bem simples: se você ainda não vinculou sua conta do YouTube ao Google+, surgirá a opção quando você tentar comentar um vídeo – o passo-a-passo está abaixo. Segundo o Google, 80% dos usuários do YouTube já vincularam suas contas ao Google+.

Com o novo sistema de comentários, você não verá no topo os comentários com mais “joinhas”. Serão destacados os comentários do criador do vídeo, de pessoas nos seus círculos do Google+ e de “usuários populares” (como celebridades). Se você não quiser isso, basta trocar de “Principais comentários” para a opção “Mais recentes primeiro”.

Além disso, agora é possível publicar comentários não-públicos: eles só aparecem para quem você desejar – seus círculos, por exemplo. E finalmente, todas as conversas são organizadas em tópicos, em vez daquela bagunça que era o YouTube até então. Saiba mais neste link.

Se você tem um canal no YouTube, moderar comentários ficou bem fácil: você pode bloquear usuários e barrar certas palavras – por exemplo, as relacionadas a racismo, sexismo, homofobia ou qualquer discurso de ódio. Também dá para aprovar automaticamente os comentários dos usuários em quem você mais confia.

Os novos comentários do YouTube serão disponibilizados aos poucos; ou seja, se você ainda não os tiver, mantenha a calma. E por enquanto, os apps para iOS e Android permitem criar comentários, mas ainda não oferecem recursos como responder, editar e gostar/não gostar. Isso deve ser resolvido nas próximas semanas; até lá, o jeito é usar a versão mobile do YouTube para navegador.

Você já está vendo os novos comentários? O que achou? [YouTube Official Blog via The Verge]


Se você for escolhido, o YouTube vai exibir esta mensagem quando você abrir um vídeo. Clique em OK para começar.

Ao clicar no campo de comentários, surge esta tela caso você ainda não tenha vinculado sua conta do YouTube ao Google+. Clique em Próximo para continuar.

O YouTube explica que seu nome completo vai aparecer em seu canal, nos seus vídeos e nos comentários que você publicou até então. Clique em “Atualizar meu nome” para vincular sua conta ao Google+. (É possível desfazer isso em até 14 dias.)

Agora você pode comentar. A opção de postar o comentário no Google+ está ativa por padrão, mas você pode desativar.

Clicando em “Púbico”, você pode escolher quais pessoas poderão ver seu comentário. É possível restringir isso aos seus círculos ou a certa(s) pessoa(s).

Você também pode citar uma pessoa ou empresa no comentário. Ela será notificada no YouTube e no Google+.

Um truque bacana é adicionar estilos ao comentário: use *asteriscos* para negrito, _underline_ para itálico, e -hífen- para riscado.

Você também pode editar o comentário após postá-lo, e até desativar respostas para que ninguém jamais discorde do que você diz.

Sair da versão mobile