Você já recebeu algum aviso como este acima dizendo que o seu computador está infectado? Pois bem, a Comissão Federal do Comércio dos EUA pôs fim ao golpe e aos cinco produtos antivírus envolvidos.

A fraude foi descrita pela Comissão como:

 

De acordo com a reclamação da Comissão Federal do Comércio, os acusados usaram um elaborado estratagema que ludibriava redes de propaganda e sites populares da Internet para que portassem seus anúncios. Os acusados falsamente declaravam que estavam colocando propaganda na Internet em nome das organizações e empresas legítimas. Mas, com o código de programação que os acusados inseriram nos anúncios, os consumidores que visitavam sites na Internet nos quais estes anúncios eram colocados não os recebiam. Em vez disto, os consumidores recebiam propaganda exploratória que os levavam aos sites de um dos acusados. Estes sites então informariam que estavam buscando dentro dos computadores dos consumidores problemas de segurança e privacidade. As “buscas” encontrariam um grande número de problemas significativos dentro dos computadores dos consumidores e os instigariam a comprar os produtos de segurança para computador dos acusados por um valor de USD$39,95 ou mais. No entanto, estas buscas eram inteiramente falsas.

Os produtos por trás do golpe eram: WinFixer, WinAntivirus, DriveCleaner, ErrorSafe e XP Antivirus. Aparentemente, mais de 1 milhão de pessoas foram enganadas pelas empresas por trás destes produtos e, se você por acaso foi uma delas, eu sugiro fortemente que você compre um bom e confiável programa como os relacionados pelo Lifehacker. [FTC via Consumerist]