_Fotografia

Como a câmera do LG G4 se sai em comparação com o iPhone 6 e o Galaxy S6

A LG promete maravilhas com a câmera do novo LG G4. Como ele se saiu em nosso rápido teste? Muito bem.

Todo smartphone flagship, quando é lançado, diz que sua câmera é maravilhosa, com um monte de palavras estranhas que parecem ter sido criadas especialmente para fins de marketing. Laser Focus. Ultra Pixels. Na maior parte das vezes não passa de besteira, mas, depois de usar por uns dias a câmera do novo LG G4, posso dizer que ela consegue de fato se destacar — na maior parte das vezes.

A câmera no G4 deveria ser ótima em teoria, graças ao seu sensor de 1/2,6 polegadas, maior do que o de 1/3 polegadas encontrado na maior parte dos smartphones. Ele também tem uma lente com abertura f/1.8 e uma coisa chamada Laser Focus, e supostamente deveria ser bastante rápida. Mas isso são só especificações técnicas e nomes estilosos criados por marketeiros.

Para testar de verdade a câmera da LG, fiz uma rápida comparação com o G4 e o G3 em dias claros e com baixa luminosidade. De fato há uma melhora considerável. Então isso é ótimo!

Mas isso não foi o suficiente e eu continuei curioso para saber como o G4 se sai em comparação aos principais concorrentes. Fiz alguns testes comparando fotos do G4 com dois dos principais smartphones top de linha da atualidade — o iPhone 6 e o Samsung Galaxy S6. Não foram escolhas aleatórias — são dois smartphones que se destacam bastante no quesito câmera. Então parecem ser os concorrentes perfeitos para o LG G4.

Os testes a seguir foram feitos com crops 1:1 e as imagens devem ser visualizadas em tamanho completo para mais detalhes – clique no link que aparece logo abaixo delas para isso.

Luz do dia

A primeira comparação foi a partir da paisagem urbana à luz do dia, para conseguirmos observar mais a clareza dos detalhes. E rapaz, que resultados incríveis. O G4 foi o grande vencedor, com mais detalhes e nitidez. O iPhone 6 parece uma bagunça perto dele, e o S6 fica em algum lugar entre os dois. Lembre-se, isso não tem relação alguma com a resolução. É verdade que o iPhone tem a metade dos megapixels dos outros smartphones (ele tem 8, G4 e S6 tem 16), mas isso não deveria importar. Se você redimensionar as imagens dos outros smartphones para 8 megapixels, eles continuam exibindo mais detalhes.

Clique aqui para ver em tamanho completo

Eis a foto do G4 com o tamanho completo:

Clique aqui para ver em tamanho completo

Pouca luz

O próximo teste é com pouca luz, onde as coisas ficam um pouco mais parecidas. O G4 aplica uma redução de ruídos muito mais agressiva do que os dois outros smartphones, o que normalmente causa um desastre borrado. Mas, nesse caso, ele se sai até que bem em comparação com S6 e iPhone. Mas o G4 peca na precisão das cores. Você pode ver as sombras e tons médios baixos deslocados um pouco para o roxo. O iPhone tem o melhor equilíbrio de cores entre os três, o que é facilmente perceptível pelo rótulo da garrafa de cerveja. Mas, ainda assim, dá para falar que o desempenho do G4 com pouca luz é bastante decente.

Clique aqui para ver em tamanho completo

Clique aqui para ver em tamanho completo.

Câmera frontal

A LG falou bastante sobre como sua câmera para selfies é ótima. Fiz a melhor cara possível para tirar uma foto. Infelizmente, a realidade está um pouco distante do que a LG afirmou. A câmera do G4 produziu uma imagem mais borrada do que no S6 e no iPhone 6. Minha pele ficou um pouco laranja, e eu não gostei disso.

Clique aqui para ver em tamanho completo

A partir desses testes limitados, podemos dizer que a câmera do G4 não é excelente, mas consegue brilhar nas situações mais comuns de fotografia. As fotos durante o dia são maravilhosas, e as com pouca luz não são ruins. Não cheguei a documentar isso, mas quando comparei a velocidade de autofoco, o G4 se deu tão bem quanto o S6, e ambos são mais rápidos do que o iPhone 6. E certamente você pode fazer outros testes, para verificar aspectos como flash e estabilização de imagem.

Mas para nós, caçadores de pixels, é ótimo ver tantos detalhes em uma câmera de smartphone. Eu diria que é difícil fazer algo muito melhor do que isso a não ser que você vá atrás de um Lumia. Mas, para quem faz questão de usar o Android, o G4 vai render fotos excelentes. Ótimo trabalho, LG.

Sair da versão mobile