O custo de um smartphone vai além do preço que você paga pelo aparelho. A menos que você compre um smartphone sem um plano de dados – o que nós não recomendamos – você vai precisar pagar por um plano de voz e dados por pelo menos 12 meses. Leve tudo em consideração para ver quanto custam de verdade os smartphones no Brasil. Nós fizemos a conta pra você e te damos a fórmula.

O que é Custo Total de Posse?

Nós já mostramos algumas tabelas comparativas de preços nos EUA, feitas em especial pelo site BillShrink, que comparam os principais smartphones do mercado americano, suas características e o Custo Total de Posse (Total Cost of Ownership, ou TCO) baseados em dois planos: um mais básico, e o plano mais completo. Aqui no Brasil, planos completos custam horrores e são para poucos. Então fizemos o seguinte: 

– escolhemos um plano mais básico de cada uma das grandes operadoras (TIM, Claro, Oi e Vivo) – o plano de voz mais barato com um plano de dados por volta dos 200MB;

– selecionamos um plano mais pesado de voz e dados: cerca de 200 minutos de voz e pelo menos 1GB de dados.

Você soma o preço do aparelho com a mensalidade que você vai pagar, multiplicada por 12. Considere os descontos e pronto, você obtém o Custo Total de Posse do seu smartphone por 12 meses.

Mas tem outro detalhe: no Brasil, os smartphones geralmente não são vendidos com exclusividade por uma só operadora. Então, além de comparar smartphones, você precisa comparar as operadoras e os planos que elas oferecem. Vamos com calma, então.

Uma comparação de custos

As tabelas seguintes comparam o Custo Total de Posse do iPhone 3GS de 16GB. Os preços foram obtidos nos sites das operadoras e valem para São Paulo em junho de 2010.

Primeiro, os planos mais acessíveis:

Ou seja, se você quiser um iPhone 3GS com um plano básico de dados, a Vivo deveria ser sua primeira escolha. Se você escolher outra operadora, pode acabar pagando até 30% a mais durante os 12 meses de contrato.

Agora, os planos mais pesados: 

Tudo mudou: a TIM agora é a operadora mais em conta, graças em parte ao plano de dados ilimitado de 300Kbps. Como a TIM reduz a velocidade depois de atingidos 1GB de cota, não importando o plano que você compre, a menos que você use o celular constantemente como modem, é bobagem adquirir o plano de 1Mbps. A Claro fica em segundo lugar, mas conta com plano máximo de apenas 1GB – a Vivo e a Oi oferecem 2GB por mês – e cobra absurdos R$2,25 por megabyte se você ultrapassar a cota.

Neste caso e no anterior, a Oi fica longe de ser uma opção viável: além de ser muito cara, a operadora não é conhecida pela qualidade do serviço de celular, pelo menos em São Paulo. Os descontos que a operadora concede não compensam o alto preço cobrado pelo iPhone. Talvez este seja o preço a pagar pela liberdade de sair da operadora quando quiser sem pagar multa (e sem receber o desconto total sobre o aparelho, convenientemente pago em 10 parcelas mensais).

Faça você mesmo

Com certeza estas tabelas deram algumas ideias para você. Qual o custo total do Milestone comparado ao iPhone? O Quench é muito mais barato que, por exemplo, o Milestone no longo prazo? Se eu quiser usar o smartphone sem plano de dados, será que não acabo pagando mais por usar o plano de voz no pré-pago?

Então estamos compartilhando esta tabela com vocês. Basta acessar este link, logar na sua conta do Google e copiar a planilha para você, indo em Arquivo > Fazer uma Cópia (se você quiser usá-la no Google Docs) ou Arquivo > Fazer Download Como… (caso você queira usá-la, por exemplo, no Excel). É só preencher a tabela com os preços dos smartphones e ela faz as contas para você.

A planilha considera que a mensalidade siga constante durante os 12 meses. Se você quiser supor aumentos futuros na mensalidade, revenda do aparelho, desconto intertemporal e outras hipóteses, a planilha está aberta para você editar – basta seguir os passos acima.

Da próxima vez que você comprar um smartphone, depois de considerar as opções de aparelho, use esta planilha e pense nas opções de plano também. [Custo Total de Posse – planilha]