Como o grafeno é feito

Um material quase milagroso, o grafeno dá um baita trabalho para ser feito, e tudo isso para o resultado ser uma coisa que não dá para ver direito.
Estrutura do grafeno

É tão interessante ver um material mágico como o grafeno ser feito, principalmente porque não conseguimos ver quase nada. Ele é totalmente transparente e só tem um átomo de espessura, então é como criar a invisibilidade com a ajuda de outros materiais.

>>> Grafeno frito pode ser o futuro das baterias
>>> Novo sensor de grafeno permite ver através das paredes

Uma folha de cobre é usada junto com gás argônio em um forno para expulsar o oxigênio, o que acaba cuspindo grafeno sobre a folha de cobre. Plástico líquido então é jogado na folha e tudo isso gira em torno de 3.000 RPM. Depois disso, o material resultante é molhado em diversas soluções líquidas para se livrar do cobre e ficar limpo de contaminantes.

Mas não é só isso. Ele então é colocado em um chip de silício, evaporado com pastilhas de ouro, e atingido por gás plasma. É muito trabalho para criar uma coisa que a gente não consegue ver!

Imagem por CORE-materials sob licença Creative Commons

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas