Algumas alegorias de desenhos animados são bastante onipresentes – como matar formigas com uma lupa. Mas se você não tem uma lupa, há sempre a segunda melhor opção: um saquinho Ziploc e um pouco de água.

• Quatro mil fotos do Google Earth foram juntadas para criar essa estonteante corrida pela Terra
• Este cortador plasma faz aço sólido derreter como manteiga

Grant Thompson, que comanda o canal do YouTube King of Random, com vários projetos de faça você mesmo e Lifehacks, demonstra o método para o canal Veritasium: ele mói um pouco de casca seca como combustível e então enche um saquinho Ziplock com água e o torce até que ele vire uma esfera. Esferas transparentes agem como lentes biconvexas, em que os dois lados opostos mais redondos do saco se tornam as duas lentes.

Essas lentes duplas aquecem as coisas porque a luz desacelera quando passa através delas, dobrando-se com a forma, mais na seção mais fina e menos na mais espessa. Isso concentra a luz solar em um ponto focal único, tudo isso acrescentando calor à fonte de combustível, nesse caso a casca seca. Então, é apenas questão de alimentar o fogo com mais combustível e oxigênio.

Não duvido que isso funcione — as pessoas fazem fogueiras com luz solar focada desde a Grécia Antiga. Há um mito de que Arquimedes até mesmo usou um espelho grande para por fogo em navios romanos que invadiam o local.

O fato de que alguém consiga usar madeira seca suficiente para moer até que vire um pó fino me impressiona. Mas, também, choveu em quase todos os acampamentos de que participei.

[via digg]