Se você quiser instalar aplicativos bacanas no seu iPhone ou iPod Touch de graça, com facilidade, quebrando as limitações impostas pela Apple sem quebrar a sua garantia ou seu aparelhinho de estimação da Apple, aqui está o guia de como fazer para  usuários de Mac e Windows. 

 

O que é um jailbreak? 

Jailbreaking é o processo necessário para instalar aplicativos em seu iPhone ou iPod Touch. É um procedimento muito fácil. É também seguro: Não existem riscos nesta operação*, já que você pode facilmente utilizar o iTunes para restaurar as configurações de fábrica do seu iPhone ou iPod Touch. Quando você fizer isso, o iPhone vai ficar como novo. 

 

Porque libertar o seu iPhone ou iPod Touch da mão de ferro da Apple? 

Você deve fazer o jailbreak de seu iPhone ou iPod se quiser instalar aplicativos realmente cool e que não estão na App Store do iTunes. Muitos destes aplicativos são itens obrigatórios para qualquer usuário do iPhone, mas não são permitidos pela Apple na sua App Store do iTunes. 

 

Isto é o que você pode fazer com um telefone que tenha sido jailbroken

• Utilizar o seu iPhone como um modem 3G para seu laptop. 
• Gravar vídeos usando o Cycorder. 
• Desbloquear o iPhone instalando um programa simples, assim você pode usar um cartão pré-pago quando sair de férias em vez de pagar encargos de roaming ultrajantes. 
• Seguir coordenadas por voz esquina-a-esquina em um programa de GPS. 
• Copiar e colar (sim, copiar e colar). 
• Jogar jogos do Nintendo Entertainment System e outros jogos emulados clássicos (como o Monkey Island!). 
Em outras palavras: Vá em frente. 

 

*AVISO* Naturalmente, as  advertências de costume "faça isto a seu próprio risco" e "não somos responsáveis" ainda se aplicam, mas este processo é realmente a prova de erros graças ao reset de fábrica do iTunes da Apple. Se você estiver querendo desbloquear seu iPhone agora ou no futuro, NÃO USE ESTAS INSTRUÇÕES ou você não será capaz de desbloqueá-lo. Você precisará seguir um processo diferente, que iremos explicar em outro "Como fazer". 

 

Abrindo a backdoor (somente para usuários de Mac) 

A primeira coisa que você precisa fazer para instalar aplicativos livres em seu iPhone ou iPod é colocá-lo em modo DFU, ou modo de Atualização de Firmware do Dispositivo. Não se preocupe, isto não tem nada de estranho: é o modo no qual seu dispositivo entra cada vez que você atualiza o sistema operacional dele. Com este passo você estará fazendo o iPhone ir para este estado. 

Esta é a única parte longa deste tutorial porque – desde a atualização 10.5.6 – a Apple tornou mais difícil conectar facilmente seu Mac a um iPhone ou iPod que foi colocado em modo DFU manualmente. Isto pode ser resolvido substituindo alguns drivers USB de uma versão anterior do Mac OS X. Se você tiver a versão 10.5.6 instalada, siga estas instruções: 

 

Passo 1. Para fazer isso, você precisa assinar uma conta gratuita na Apple Developer Connection. Uma vez que esteja usando o iTunes com o seu aparelho, você já está quase lá: Basta efetuar o login com o seu Apple ID a partir daqui. O formulário irá lhe pedir que responda a algumas perguntas (responda o que quiser), e você estará pronto para continuar assim que clicar no botão Aceitar. 

Passo 2. Agora você precisa fazer o download e instalar os drivers. Vá para esta página e procure este arquivo: 
IOUSBFamily-315.4-log.dmg" para Mac OS X10.5.5 Build 9F33 

Uma vez baixado, desconecte TODOS os periféricos USB, exceto seu teclado e seu mouse da Apple e instale o pacote incluído na imagem do disco. 

Uma vez que você reiniciar após a instalação, já estará pronto para executar o QuickPwn, o programa que vai permitir que você instale os aplicativos. 

 

Importante: Depois de concluir o processo de jailbreaking, você tem que restaurar os drivers USB. Vá para esta página e baixe o IOUSBFamily-327.4.0-log.dmg" para Mac OS X 10.5.6 Build 9G55, e repita a mesma operação. Assim que você reiniciar, o Mac OS X 10.5.6 será restaurado ao seu estado original. 

 

Liberando seu iPhone ou iPod Touch (todos os usuários) 

Aqui está a parte mais fácil: Executar o QuickPwn. QuickPwn é um programa que vai facilmente fazer o "jailbreak" do seu iPhone ou iPod Touch. Jailbreak (fuga da prisão), como o nome diz, significa apenas fugir das limitações da Apple ao acessar seu dispositivo, permitindo colocar o que você quiser nele. Isto significa que você instala qualquer aplicativo que quiser, e não só os que a Apple permite que você instale. 

 

Passo 1. Baixar o QuickPwn para Mac OS X ou Windows a partir de qualquer dos seguintes links: 

 

Windows 

QuickPwn 2.2.5 para Windows: Obtenha o release oficial via Torrent aqui 

Mirrors não-oficiais

http://miphone.ca/iphone-dev/QuickPwn225-2.zip
http://foskarulla.com/QuickPwn-225-2.zip
http://downloads2.touch-mania.com/QuickPwn-225-2.zip
http://www.applei.ph/devteam/QuickPwn-225-2.zip
http://phonenews.com/phones/gsm/apple/QuickPwn225-2.zip
http://rabstalk.bplaced.net/mirrors/QuickPwn-225-2.zip
http://www.evil-crew.de/QuickPwn-225-2.zip
http://daniel14.com/QuickPwn-225-2.zip

 

Mac OS X 

QuickPwn 2.2.5: Obtenha o release oficial via Torrent aqui 

Mirrors não-oficiais

http://iphone-dev.fgv6.net/QuickPwn_2.2.5.dmg
http://iphone.schwarzmetall.cn/QuickPwn_2.2.5.dmg
http://rabstalk.bplaced.net/mirrors/QuickPwn_2.2.5.dmg
http://jmcoon.net/QuickPwn_2.2.5.dmg
http://www.iphone-storage.de/QuickPwn_2.2.5.dmg
http://downloads2.ipod.backshot.eu/QuickPwn_2.2.5.dmg
http://miphone.ca/iphone-dev/QuickPwn_2.2.5.dmg

 

Passo 2. Executar o QuickPwn e escolher o tipo de aparelho que você tem: iPhone, iPhone 3G ou iPod Touch. 

Passo 3. Siga as instruções na tela. O QuickPwn é completamente automático: 

• Em primeiro lugar, ele irá baixar sozinho todos os componentes necessários da Apple. 
• Em seguida, o software irá construir um sistema operacional personalizado, que inclui o Installer e o Cydia, os dois programas que permitirão que você instale aplicativos para iPhone fora do microssistema da Apps Store do iTunes. 
• Quando o QuickPwn pedir para você digitar a sua senha do sistema obedeça. Não há nada de malicioso. Ele só precisa dela para funcionar. 
• Finalmente, siga precisamente as instruções passo a passo na tela para colocar o seu dispositivo em modo DFU (Atualização de Firmware do Dispositivo). O QuickPwn fará o resto. 

 

Se alguma coisa não funcionar, não se preocupe. Inicie o processo novamente. Se o seu dispositivo ficar um pouco esquisito, restaure a configuração padrão de fábrica usando o iTunes e você estará de volta ao ponto de partida, sem nenhum problema.

 

Passo 4. Seja paciente enquanto seu iPhone reinicia. Uma vez que estiver reiniciado, seu trabalho terá terminado também. E é hora de se divertir.

 

Instalando os aplicativos 

Aqui é onde a diversão começa. Você notará dois novos ícones na tela inicial do seu iPhone ou iPod Touch: Em um estará escrito "Installer" e em outro "Cydia". Estes são os dois sistemas concorrentes para a instalação de softwares. Na verdade não importa muito qual você use para instalar o seu software. A maior parte dos aplicativos pode ser instalada através de ambos – existem exceções, como o xGPS, que só pode ser instalado no Cydia – e ambos permitem que você navegue e instale softwares a partir de uma variedade de fontes. 

 

• Navegando pelos catálogos. Independentemente do sistema que você escolher, a instalação de aplicativos é tão fácil quanto a visualização através dos catálogos disponíveis e a escolha do aplicativo que você deseja. 

• Acrescentando aplicativos manualmente. Haverá vezes em que você vai descobrir aplicativos na web que não estejam nos catálogos padrões do Cydia ou do Installer. Felizmente, você pode adicionar eles apenas digitando a URL fornecida pelo desenvolvedor na página da Internet, um processo que é chamado de "Adição de uma fonte". Veja como fazer: 

 

No Cydia 

• Clique em "Manage". 
• Clique em "Sources". 
• Clique em "Edit" e então em "Add". 
• Digite o endereço no campo de diálogo. 
• Clique em "Add source". 

 

No Installer 

• Clique em "Sources". 
• Clique em "Edit" e então em "Add". 
• Digite o endereço no campo. 
• Clique em "Done" e volte às fontes, clicando em "Sources". 

 

E é isso. Agora você pode instalar qualquer aplicativo que desejar usando qualquer um dos programas. Divirta-se! 

 

[Pedro Burgos: O Installer foi traduzido pela galera do BlogdoiPhone, que disponibiliza um patch para português pro seu programa. Para instalar adicione a seguinte fonte no seu Installer: http://repo.blogdoiphone.com e na Categoria Blog do iPhone Apps instale o Installer Patch BR.]

UPDATE: Só para lembrar: O método não funcina com o iPod 2ª geração. Mas há uma outra maneira muito mais trabalhosa e um pouco arriscada de fazê-lo. Obrigado, heldersantos!