Se você tem um Motorola Dext, ainda rodando Android 1.5, já deve saber que a Motorola parece ainda estar pensando se atualiza o aparelho ou não: o upgrade para o Android 2.1 está "sob avaliação" na América Latina. Ou seja, é possível que nunca haja uma atualização oficial do aparelho. Mas já é possível fazer seu Dext rodar Android 2.1 – eis a atualização não-oficial.

Como toda atualização não-oficial, há três ressalvas aqui. Primeiro, você precisa apagar todos os programas e configurações do aparelho – você pode instalar tudo depois. Segundo, rootear seu aparelho e instalar outra ROM viola a garantia do celular. Terceiro, fazer isso pode inutilizar permanentemente seu celular, e nem a gente nem o criador da ROM se responsabiliza pelo que você faz com ela – você é o responsável.

Esta ROM do Android 2.1 se chama Eclair2Cliq e está sendo capitaneada por um rapaz chamado Travis James. Como ainda está na versão alfa, algumas funcionalidades não estão presentes – a Alpha 4, por exemplo, não tem acesso à câmera nem ao acelerômetro, mas seu aparelho vai fazer e receber ligações, entrar na internet e mais. Você encontra a versão mais recente no fórum Motorola CLIQ/DEXT Development, assim como a lista das funções já implementadas e as que ainda falta colocar na ROM.

Instruções

Eu demorei no máximo uns 30 minutos entre rootear o Dext e rodar o Android 2.1 nele, e a maior parte é esperando o Dext instalar a ROM, ou o Windows reiniciar. O mais difícil, na verdade, é encontrar as informações, que estão espalhadas em vários tópicos e mensagens – mas a gente já fez isto para você.

– Baixe e instale os drivers da Motorola;

– Baixe a ROM do Android 2.1 (Eclair2Cliq) para o Dext e coloque-a no cartão de memória, fora de qualquer pasta;

– Siga o guia para instalar o ADB (Android Debug Bridge);

– Faça o root no Dext. Há duas formas de fazer isto: ou pelo tutorial do HandlerExploit (que eu usei no meu Dext), ou pelo tutorial do TheDudesAndroid (aparentemente mais seguro para usuários brasileiros);

– Instale a ROM do Android 2.1 seguindo as instruções abaixo.

O Nick do CliqAnDroid ainda fez um vídeo mostrando todo o processo de rooting e instalação de ROM no Dext – vale a pena assistir antes de por a mão na massa:

Um problema que alguns usuários brasileiros tiveram é que, em vários estados, o aparelho passa a funcionar apenas em 2G depois de rooteado. Isto porque a rede 3G da Claro, em estados como SP, RJ, RS e DF opera na frequência de 850MHz, mas seu Dext vai passar a funcionar apenas em 2100MHz. As outras operadoras (Oi, Vivo e TIM) usam, em quase todos os estados, a frequência 2100MHz. (Veja uma lista completa de frequências no site Mosquito Eletrônico.) Fique atento a esse detalhe, pois aparentemente esta alteração não tem volta.

Instalando o Android 2.1

Neste momento, você já baixou a ROM Eclair2Cliq, colocou-a no cartão de memória e rooteou o aparelho. Segurando o botão da câmera, ligue o Dext, espere o texto verde aparecer e aperte volume para baixo. Agora você vai apagar todos os seus programas e configurações do Dext – os arquivos do cartão SD seguem intactos. Selecione a opção "Wipe Data/Factory Reset" e aperte o botão Home para confirmar; quando completo, selecione "Choose zip to install" e escolha a ROM do Android 2.1 que você baixou; aperte o botão Home para confirmar. Depois selecione "Reboot Device". Pronto!

  

Agora você tem uma interface mais limpa, sem o Motoblur, e com as muitas novidades que tornam o Android quase humano, como comandos por voz, Android Market melhorado e navegador mais rápido. Você também poderá instalar vários apps restritos a versões mais atuais do Android, como o app oficial do Twitter e o Fennec, navegador móvel da Mozilla. Com um aparelho rooteado, você pode fazer várias coisas como alterar a velocidade do processador, instalar apps no cartão de memória, ou fazer tethering por Wi-Fi (usar seu plano de dados 3G no computador, sem fios). Além disso, alguns bugs que eu tinha no meu aparelho, como a touchscreen deixando de reconhecer toques e o app do YouTube não funcionando, também foram embora.

Eu notei que meu Dext parece um pouco mais rápido em geral, abrindo programas em menos tempo, exceto pela tela inicial – as transições estão pouco suaves. Isso você resolve facilmente com o LauncherPro, um app que substitui sua tela inicial por uma versão semelhante à do Nexus One, muito linda e rápida. Outro problema, pelo menos na versão Alpha 4, é que seu Dext não vai reconhecer seu fone de ouvido automaticamente. Isso também se resolve facilmente com o widget ToggleHeadset, que você encontra aqui.

Mas e o BackFlip? E o Quench? Pelo que eu pude ver nas comunidades destes dois aparelhos no ModMyMobile, o pessoal está esperando o update oficial para a versão 2.1, que deve chegar apenas nos EUA em breve, para começar a hackear o aparelho. Então ainda não é possível nem rootear os dois aparelhos. 

Se você quiser acompanhar o desenvolvimento do Android 2.1 (e quem sabe 2.2!) no Dext, visite o fórum Motorola CLIQ/DEXT Development do ModMyMobile e siga o Travis James e o CliqAnDroid no Twitter. [ModMyMobile]