Querido Lifehacker,

Por mais interessante que possa ser comprar um belíssimo novo gadget, eu não quero gastar um monte de dinheiro em um novo aparelho quando meu iPhone antigo continua fazendo tudo que eu preciso. Mesmo assim, eu ando sofrendo um pouco de inveja da velocidade dos aparelhos alheios. Como eu posso fazer meu iPhone antigo voar?

Atenciosamente,
Fã de gadgets retrô

Caro fã de gadgets retrô,
Você deu sorte no timing: como meu Android começou a dar alguns probleminhas, eu coloquei meu SIM card de volta no clássico iPhone 3G e senti na pele seu problema. Mas eu tenho boas notícias: há várias opções para acelerar esse iPhone idoso. Abaixo, seleciono algumas das melhores ideias.

Minha opção favorita: WhiteDoor

O Whitedoor é um firmware substituto para o iPhone 2G e o 3G (e também para o iPod touch 1G e 2G) que foi criado especificamente para aparelhos com iOS que estão sofrendo com a idade. Ele é idêntico ao iOS, mas a diferença importante é simples: ele é otimizado para rodar com velocidade em smartphones antigos, além de ofeecer uma gama de novidades das atualizações mais recentes do iOS que os iPhones antigos não podem ter. Da extensa lista de habilidades, eis algumas que o WhiteDoor tem:

— Multitarefa
— Pastas
— Wallpaper na tela inicial
— Percentual de bateria
— MMS
— Tethering via Bluetooth e USB
— Câmera com toque para focar
— Emoji
— Gravação de vídeos

Basicamente, o WhiteDoor oferece um monte de atualizações para aparelhos antigos com iOS sem a lentidão que você enfrentaria caso atualizasse o sistema para o iOS 4 (que, dependendo da idade de seu aparelho, não é nem sequer uma opção). Aparelhos com o WhiteDoor também já têm jailbreak automático, e você pode aproveitar nossos hacks favoritos para versões com jailbreak.

Para instalar o WhiteDoor em seu aparelho, siga os passos do guia de instalação. Quando eu instalei o programa em meu iPhone 3G, eu tive que seguir as instruções da seção “resolvendo problemas de instalação”, ou seja, se você não conseguir de primeira, é melhor ter paciência. E confira os scripts para usar depois da instalação, para aumentar ainda mais a performance do aparelho.

A opção “só me fala logo o que eu tenho que fazer”: downgrade

Se você não quer ter de ficar lidando com firmware de terceiros que não são aprovados oficialmente pela Apple, a solução pode ser fazer o downgrade de seu antigo iPhone para o iOS 3. Clique aqui para aprender o caminho. Você não terá as novidades bacanas do iOS 4, mas você terá um iPhone que funciona muito bem, obrigado — ou pelo menos bem se levarmos em conta os padrões que existiam antes do iPhone 4.

A opção do Jack Estripador: picote o iOS 4

Se nenhuma das opções acima te deixou empolgado, você pode tentar uma das muitas dicas sugeridas por nossos leitores, clicando aqui. Segundo alguns fóruns, se você estiver disposto a dar um reset completo no aparelho por duas vezes, desabilitar certas novidades e limpar uma infinidade de caches, é possível deixar um iPhone antigo pronto para o iOS 4. Para mim, essa opção parece mais um ato supersticioso do que qualquer coisa. No caso, tudo depende de sua crença.

Mais opções?

Estes são os três melhores métodos que eu tentei em meu iPhone 3G (meu favorito, como disse, é o Whitedoor), mas isso não quer dizer que não existam outras opções. Leitores, se vocês conhecerem outra mandinga para acelerar o iPhone antigo, conte tudo nos comentários.

E para você, Fã de gadgets retrô: espero que uma dessas soluções lhe ajude!

Abraços,
Lifehacker

Republicado do http://lifehacker.com