Como serão as atualizações do Android para a Motorola?

 Durante o lançamento do FlipOut, não faltaram perguntas sobre a atualização do sistema Android para os smartphones brasileiros. "E o meu Milestone, quando recebe o Android 2.2?" "E o Quench, vai ter o 2.1?" As respostas foram cheias de voltas: aparentemente rolará uma gambiarra.

Durante o lançamento do FlipOut, não faltaram perguntas sobre a atualização do sistema Android para os smartphones brasileiros. "E o meu Milestone, quando recebe o Android 2.2?" "E o Quench, vai ter o 2.1?" As respostas foram cheias de voltas: aparentemente rolará uma gambiarra.

Em documentos vazados No fórum de suporte da Motorola, atualizado constantemente e que mencionamos antes, apareceu uma tabela de quando cada aparelho, em cada região receberia novas versões do Android:

Como se vê, com exceção do Milestone, há um grande ponto de interrogação. E existe uma chance real que os celulares mais antigos como Quench, Dext e Backflip da América Latina nunca recebam a atualização para Android 2.1 ou 2.2. A posição oficial da empresa, ontem: todas as possibilidades estão "sendo testadas". As dificuldades: é preciso a "validação com as operadoras" e a adaptação a hardware tão diferentes. "Não dá pra pegar o 386 e colocar o Windows Vista", explicou o executivo da Motorola.

Antes que revoltados jogassem os celulares, eles explicaram as maneiras de dar algum jeitinho na situação: atualizando a interface MotoBlur e lançando aplicativos oficiais na loja da Motorola, a Shop4Apps. Dessa forma seria possível dar funcionalidades de outras versões do sistema para aparelhos antigos.

De fato, o FlipOut, por exemplo, tem algumas funções que só aparecem no Android 2.2, como o compartilhamento de conexão 3G por Wi-Fi ou redimensionamento de widgets, graças a atualizações da Motorola. A integração dos contatos com outras redes sociais, característica do Android 2.1, também existe no Motoblur de aparelhos mais antigos, e assim por diante. É claro que falta a melhor estabilidade do sistema operacional atualizado, mas a Motorola promete não deixar os usuários na mão em termos de funcionalidades.

Seria melhor se o Android fosse como o iOS neste ponto: sai uma nova versão, e todo mundo que tem algum dispositivo rodando o sistema anterior conecta o bicho no iTunes, e recebe a atualização conforme seu hardware. O iOS 4 tem mais funcionalidades no iPhone 4 e iPhone 3GS, mas donos dos celulares mais antigos da Apple ainda ganham novas funções, de acordo com a possibilidade do processador. Mas essa sopa de versões do robozinho – que já anunciou uma versão 3.0 até o fim do ano – e padrões mínimos de hardware bastante relaxados dificultam a vida dos donos de Android.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas