_Tecnologia

Computador quântico supera PC convencional em primeira disputa da história

Cientistas frequentemente alegam que computadores quânticos vão destruir a concorrência nos próximos anos. Agora, na primeira comparação, um deles realmente deixou os computadores tradicionais para trás. Computadores quânticos usam a ideia de bits quânticos, chamados qubits, que podem teoricamente usar o valor 0 e 1 ao mesmo tempo – diferentemente de computadores normais, que podem […]

Cientistas frequentemente alegam que computadores quânticos vão destruir a concorrência nos próximos anos. Agora, na primeira comparação, um deles realmente deixou os computadores tradicionais para trás.

Computadores quânticos usam a ideia de bits quânticos, chamados qubits, que podem teoricamente usar o valor 0 e 1 ao mesmo tempo – diferentemente de computadores normais, que podem usar apenas um ou outro. É essa junção de 0s e 1s que tornaria computadores quânticos mais rápidos que os tradicionais.

E por mais que um computador quântico pareça futurista, já existem muitos sistemas por aí. Não é claro ainda se esses aparelhos são computadores realmente quânticos – só é possível obter provas indiretas disso – mas certamente eles se baseiam na mesma teoria quântica.

Agora a D-Wave, que fez um desses computadores quânticos, permitiu que Catherine McGeoch, professora na Amherst College (EUA), o testasse contra um “desktop high-end”. O hardware da D-Wave foi projetado para solucionar um problema especial de otimização – um quebra-cabeça incrivelmente comum na ciência da computação. A New Scientist descreve como foi a competição:

McGeoch deu a cada sistema meio segundo para encontrar a melhor solução para o problema de otimização, e repetiu o teste com mais de 100 versões diferentes. Ela então fez o experimento com problemas envolvendo ainda mais variáveis e mais equações complicadas.

Em todas as vezes, o computador da D-Wave encontrou a melhor solução em menos de meio segundo. Os três algorítimos regulares tiveram dificuldade para resolver os problema em mais de 100 das variáveis. O melhor dos três, CPLEX, deve que rodar por meia hora para igualar o desempenho da D-Wave nos maiores problemas.

Meio segundo vs. meia hora – é uma diferença enorme. Claro, esse não foi exatamente um teste justo: o computador quântico é especialista em resolver esse problema, ao contrário dos tradicionais. Mas a D-Wave garante que, mesmo jogando outros problemas para o computador quântico resolver, ele supera outros computadores.

A evidência, então, é que computadores quânticos são realmente ótimos – mas ainda vai demorar alguns anos até que eles cheguem até nós. [New Scientist]

Imagem via D-Wave

Sair da versão mobile