O Orkut avisou que a partir de hoje irá indexar todas as comunidades públicas da rede social. Assim, os gigantescos fóruns do site aparecerão e ferramentas de busca, tanto no Google quanto no Bing, apostando na informação em tempo real e no aumento do acesso à rede, que não tem repetido o crescimento de anos atrás.

A modificação afeta principalmente as comunidades públicas. Se alguém caçar informações sobre algum time de futebol, além dos portais que cobrem o assunto, as comunidades e suas discussões também aparecerão – normalmente, as novidades (reais ou não) costumam chegar antes nas comunidades. Como o fluxo de informação dos fóruns é enorme, parece que o Orkut quer rivalizar com a indexação que o Twitter já utiliza, mostrando os últimos tuítes do assunto procurado. E é mais uma ferramenta para a pesquisa em tempo real que o Google tanto aprecia.

Se você é dono de alguma comunidade e não gostou muito da ideia, as comunidades privadas terão apenas o nome disponibilizado nos sites de busca, ou seja, é só mudar as configurações de seu querido fórum. Mais uma boa opção para quem caça downloads, música e informações em geral e agora só usa a barrinha Google para isso. [Orkut via Info]