_Gizmodo

Gizmodo Brasil e Imprima 3D apresentam: o concurso de arte e design (e sua chance de ganhar uma impressora 3D profissa!)

Das revoluções empolgantes e alardeadas nos últimos anos, há tempos eu já escolhi a que me deixa mais curioso e perplexo em relação aos próximos passos: a impressão 3D. São muitas possibilidades e questões — e há sempre aqueles objetos bonitos que você vê por aí impressos, pensando “é, eu queria uma dessa em casa”. […]

Das revoluções empolgantes e alardeadas nos últimos anos, há tempos eu já escolhi a que me deixa mais curioso e perplexo em relação aos próximos passos: a impressão 3D. São muitas possibilidades e questões — e há sempre aqueles objetos bonitos que você vê por aí impressos, pensando “é, eu queria uma dessa em casa”. Pois bem, meu caro, essa chance agora é mais real do que nunca: em parceria com o Gizmodo Brasil, a Imprima 3D fará um concurso de impressão tridimensional. E o prêmio será, como você já deve imaginar, uma impressora 3D bem animal.

O site do concurso já está no ar, e lá você encontra todos os detalhes de como proceder para enviar sua arte. A ideia do concurso é premiar a criação de peças tridimensionais em formato .STL ou .WRL que sejam não apenas bonitas e divertidas, mas que possam ser fabricadas sem grande dificuldade. Teremos uma comissão julgadora para a parte estética e criativa das obras (e nós, do Gizmodo Brasil e da F451, teremos voto nessa parte) e também uma comissão para julgar o potencial comercial e de fabricação da peça (essa parte, claro, ficará com o pessoal da Imprima3D, os experts no assunto). E teremos também a votação popular, para equilibrar ainda mais o resultado.

E o vencedor do concurso, o primeiro colocado, aquele no topo do pódio, levará para casa uma impressora 3D Cube, da 3D Systems. A impressora é considerada uma das melhores para pequenos negócios, e custa nada menos do que R$6.690. É a sua chance de levar a impressão 3D para o quintal de casa sem gastar milhares de reais.

[youtube jvrVJ3WkAqw 640 360]

Se você já se arriscou no mundo da produção 3D, ótimo. Mas mesmo que esta seja a primeira vez que você irá desenhar algo para ser impresso, o concurso também é de seu interesse: desenvolver a capacidade de desenhar e produzir peças tridimensionais é algo sensacional para qualquer pessoa, principalmente para desenvolver mais seu lado artístico. E será um prazer premiar um leitor do Giz com uma máquina do futuro.

Então, prepare seu lado criativo, estude as ferramentas e vamos nessa: você tem até o dia 23 de agosto para criar sua peça e fazer o upload no sistema da Imprima3D. Depois, é só aguardar a apuração e votação da comissão e do voto popular. O resultado do concurso será revelado no dia 16 de setembro. Para tirar qualquer dúvida sobre o concurso, leia o regulamento com calma e visite o site da Imprima3D. Enquanto isso, aguardaremos ansiosamente as artes de vocês. Boa sorte!

Sair da versão mobile