Hackers usam ransomware para bloquear serviços governamentais de um condado nos EUA

Hackers usaram ransomware para bloquear diversos servidores governamentais de um condado na Carolina do Norte esta semana, impedindo funcionários públicos locais de administrar populações carcerárias, pensões alimentícias e outros serviços sociais. Mas apesar da inatividade, a administração não planeja pagar o resgate de US$ 23 mil exigidos pelos hackers. “Estou confiante que nosso backup está […]

Hackers usaram ransomware para bloquear diversos servidores governamentais de um condado na Carolina do Norte esta semana, impedindo funcionários públicos locais de administrar populações carcerárias, pensões alimentícias e outros serviços sociais. Mas apesar da inatividade, a administração não planeja pagar o resgate de US$ 23 mil exigidos pelos hackers.

“Estou confiante que nosso backup está seguro e temos os recursos para consertar esta situação sozinhos”, disse Dena R. Diorio, gerente do distrito de Mackelenburg, em um comunicado nessa quarta. “Levará algum tempo, mas com paciência e trabalho duro, todos os nossos sistemas voltarão ao normal o quanto antes”.

O Condado de Mecklenburg, que inclui a cidade de Charlotte e seus arredores, foi atingido por ransonware nessa segunda e luta desde então para colocar os sistemas online novamente. Neste meio tempo, no entanto, funcionários do condado são forçados a utilizar o sistema de papel.

O número da população carcerária do Condado de Mecklenburg deve aumentar, disse a administração em seu site, já a soltura de detentos precisa ser manualmente processada, o que diminui consideravelmente a velocidade do procedimento. Ligações para uma linha dedicada a casos violência doméstica são automaticamente transferidas para uma caixa postal, reporta a Associated Press, obrigando consultores a checá-las regularmente para colher informações sobre os casos. O departamento de finanças local também está com problemas para processar pagamentos.

Apesar de todas as perturbações, o condado “continua aberto para negócio”, diz seu site.

“Pagar o resgate para arrumar o sistema levaria quase o mesmo tempo que arrumá-lo por nossa conta própria”, disse Diorio. “E não havia garantia que pagar os criminosos seria uma solução concreta”.

[AP]

Imagem de topo: A cidade de Charlotte (AP)

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas