A Vivo tem o Vivo TV Fibra, um serviço de IPTV via fibra óptica que funciona em alguns poucos bairros de São Paulo. Ele usa a mesma infra-estrutura da internet ultrarrápida da empresa – que também tem oferta limitada -, mas com uma diferença em relação a outros serviços de TV por assinatura: ela é mais rápida.

O Henrique Martin, do ZTop, foi até a sede da operadora conhecer o serviço e gostou bastante: o sinal chega bem mais rápido do que nos serviços de TV por assinatura tradicionais, o que faz a troca de canais é praticamente imediata – assim que você muda de canal no controle remoto, a imagem é trocada para o outro, sem aparecer uma tela preta. Isso acontece pela forma como o sinal chega à casa do assinante: em vez de receber pelo cabo de cobre, ele vem pela fibra óptica.

O sinal, ao chegar na sua casa, precisa ser convertido. É por isso que dois aparelhos são necessários para poder assistir TV. Um deles recebe o sinal da fibra óptica, converte e envia para o outro, que transmite na TV. A Vivo diz que a partir do ano que vem um dos set-top box poderá ser substituído pelo Xbox 360. Mas por que o Xbox? É que a Vivo TV Fibra usa a Mediaroom, uma plataforma de IPTV fornecida pela Microsoft e que o console tem suporte.

A interface do serviço é um pouco diferente do que em concorrentes, e você pode fazer buscas do que vai passar na TV nos próximos 15 dias, por exemplo (e a busca funciona!), além de serviços tradicionais como gravar a programação (dá para programar até três gravações simultâneas) e assistir dois programas ao mesmo tempo via PIP.

O Vivo TV Fibra também oferece alguns recursos interativos de SmartTV e você pode ler notícias, acompanhar cotações na bolsa e outras coisas enquanto vê TV. Também dá para instalar aplicativos (que precisam ser autorizados pela Vivo) e acessar Facebook e Twitter. Você pode dar like e compartilhar o que está assistindo com os seus amigos, por exemplo.

Os poucos bairros de São Paulo que recebem a fibra óptica da Vivo podem pagar a partir de R$ 69,90 no pacote mais básico do Vivo TV Fibra, e até R$ 205 no pacote completo. A operadora afirma que vai ampliar a oferta do serviço no ano que vem para a Grande São Paulo e algumas cidades do interior do estado.

O vídeo abaixo, da Microsoft, explica como o Vivo TV Fibra funciona. Você também pode ver muitas fotos e mais informações na matéria no link a seguir: [ZTop]

Fotos: ZTop